Paraíba prorroga a Campanha de Multivacinação e de Vacinação contra a Poliomielite

 


O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), prorrogou a Campanha de Multivacinação e de Vacinação contra a Poliomielite até o dia 20 de novembro. A ideia é ampliar esse período para que os municípios elaborem estratégias que visem o alcance das coberturas vacinais preconizadas. 

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga, a cobertura atual da Paraíba para a campanha contra a poliomielite é de 65,4%. A meta é vacinar, no mínimo, 95% da população-alvo. Ela informa que apenas 84 municípios estão com cobertura adequada. A faixa etária com a menor porcentagem é a de 3 anos. Até o momento, 154 mil crianças foram vacinadas, de um total de 234 mil, aproximadamente. 

“Oitenta mil crianças faltam tomar a vacina contra a poliomielite. Estamos prorrogando a campanha para dar oportunidade para que aqueles pais e responsáveis que ainda não procuraram um serviço de saúde possam levar seus filhos para tomar a vacina e atualizar a caderneta de vacinação até o dia 20 de novembro”, pontua. 

A decisão da prorrogação tomada pela SES foi realizada em comum acordo com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e é válida para todos os 223 municípios. Assim, a campanha contra a poliomielite segue de forma indiscriminada para crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos de idade.

Já o público-alvo da campanha de multivacinação são as crianças e adolescentes menores de 15 anos. Isiane Queiroga reforça ainda que são ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente, visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis e reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. 

Secom-PB



Postar um comentário

0 Comentários