Mutação do coronavírus se espalhou amplamente pela Europa em 2ª onda



Centenas de mutações do novo coronavírus já foram identificadas na Europa. Mas, de acordo com um estudo da universidade ETH Zürich e da Universidade de Basel, ambas na Suíça, poucas foram tão difundidas pelo continente como uma nova mutação chamada de "20A.EU1", que foi rastreada inicialmente na Espanha e se espalhou em países que estão enfrentando a segunda onda da covid-19, como o Reino Unido.

De acordo com o estudo, que ainda não foi publicado em um periódico científico —ou seja, não passou pela revisão por pares, que confirma a validade da conclusão da pesquisa— a mutação provavelmente se originou em trabalhadores agrícolas no nordeste espanhol, onde foi registrada pela primeira vez em junho.

Depois, aconteceram eventos "superespalhadores" durante o verão europeu que fizeram com que a mutação do vírus se disseminasse pelo continente. E isso ficou agravado quando as viagens pela Europa foram liberadas. Em julho, seis países já teriam registrado a presença da mutação "20A.EU1".

Segundo o estudo, quatro em cada cinco casos novos de covid-19 no Reino Unido aconteceram por causa dessa mutação. Os cientistas relacionaram esse índice a transmissões individuais ocorridas em julho e agosto.

"O aumento da prevalência de 20A.EU1 em toda a Europa implica que as diretrizes e restrições para viagens de verão geralmente não foram suficientes para prevenir a transmissão", disseram os cientistas.

O estudo apontou que a mutação está presente em 12 países da Europa, assim como em Hong Kong e na Nova Zelândia.

Os cientistas não conseguiram concluir se a mutação é mais perigosa do que o vírus original, pois, segundo eles, "a ausência de sequenciamento consistente e uniforme em toda a Europa limitou os esforços".

Em sua conta no Twitter, a cientista Emma Hodcroft, uma as autoras do estudo, disse não acreditar que essa mutação do coronavírus tenha algum impacto na imunização das vacinas contra a covid-19 que estão sendo testadas.


uol

Postar um comentário

0 Comentários