Exército divulga calendário de distribuição de água por meio da Operação Carro-Pipa

.





O 31º Batalhão de Infantaria Motorizado divulgou o calendário de abastecimentos de cisternas coletivas da zona rural - Operação Carro Pipa da Defesa Civil/Exército deste mês de agosto. A distribuição começou nesta segunda-feira, dia 03 e termina no dia 31 de agosto.

A Operação Carro-Pipa se trata de uma mútua cooperação técnica e financeira entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional e da Defesa. O objetivo é a realização de ações complementares de apoio às atividades de distribuição de água potável às populações atingidas por estiagem e seca na região do semiárido nordestino e região norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Nesse contexto, o Exército Brasileiro atua como Órgão de Execução para planejamento e operacionalização das ações de apoio à distribuição de água potável, que compreende as seguintes etapas:

- Levantamento de informações e reconhecimentos dos municípios atendidos;

- Contratação de carros-pipa para a distribuição de água às comunidades;

- Realização de controle e fiscalização de municípios sob a responsabilidade do Comando do Exército;

- Elaboração de relatórios gerenciais de acompanhamento da execução física da Operação Carro-Pipa;

- Prestação de contas dos recursos financeiros utilizados para consecução dos objetivos de que trata o referido acordo de cooperação.

Em Campina Grande, a Operação Carro-Pipa é responsável pelo abastecimento de 100 cisternas comunitárias em 77 localidades da Zona Rural, sendo necessários 1 milhão e 800 mil litros de água (180 carros-pipa), de acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Ruiter Sansão.

Para a distribuição de água potável, os carros-pipa percorrem uma distância de 3.103 quilômetros para o atendimento a uma população de 3.090 pessoas.

O Capitão Joelson, do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, coordena a Operação Carro-Pipa em Campina Grande, na Defesa Civil Municipal, a coordenação é do agente Maxsuell Dantas.

Fiscalização - Na última sexta-feira (31 de julho), o Capitão Joelson e o Tenente Alexandre, juntamente com o coordenador da Defesa Civil, Ruiter Sansão e o responsável pelas cisternas visitaram a comunidade do Logradouro VII, para verificar in loco as condições da cisterna coletiva e se todos os procedimentos de segurança e qualidade da água se estavam dentro do padrão.

A fiscalização nos últimos quatro meses foi intensificada, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, por parte da Defesa Civil, Exército (31º BIMtz) e Vigilância Sanitária.

O acompanhamento do armazenamento da água, diariamente é feito pelos representantes dos órgãos envolvidos na Operação. O coordenador da Defesa Civil Municipal, Ruiter Sansão, alerta a população no sentido de denunciar qualquer irregularidade na distribuição. Quaisquer dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o telefone (83) 99645.2330.

Postar um comentário

0 Comentários