Header Ads

Procon faz orientações para uma retomada segura das atividades econômicas em Campina Grande


Com a liberação das atividades de bares, restaurantes e academias ocorrida no início desta semana na cidade, o coordenador executivo do Procon Campina Grande, Rivaldo Rodrigues, traz algumas orientações aos comerciantes para que a retomada aconteça de uma forma segura. 

“Para as academias os cuidados devem ser redobrados para possibilitar um distanciamento físico entre as pessoas, para isso os aparelhos devem estar distante uns dos outros entre dois e três metros. Mesmo com essa distância, se possível cada aparelho deve conter uma barreiras física, como as placas de acrílico, isso aumentará a proteção contra contaminação do novo coronavírus. Em nosso site tem um Protocolo produzido pela Associação Brasileira de Academias com todas as orientações necessárias para retomada das atividades nestes espaços”, disse Rivaldo. Segue o link para o protocolo https://procon.campinagrande.pb.gov.br/protocolo-para-academias-de-ginastica/ 

No caso de bares e restaurantes, além do distanciamento entre as mesas, que deve ser de no mínimo dois metros, os comerciantes não podem permitir a entrada de clientes sem máscara, e os garçons e atendentes devem estar todos paramentados com seus equipamentos de proteção individual. Além disso, o mais importante. Se o estabelecimento oferecer música ao vivo, a apresentação deve ser feita por apenas um cantor, não pode ter banda ou auxiliares. Mais orientações para este tipo de serviço estão descritas no protocolo produzido pelo SEBRAE  https://procon.campinagrande.pb.gov.br/protocolo-bares-lanchonetes-e-restaurantes/

Sobre a primeira semana de retomada de atividades para estes seguimentos o coordenador revela que foi tranquila, houve apenas uma autuação. “Os comerciantes se mostraram conscientes e na primeira semana, apesar de termos reforçado a fiscalização, só tivemos apenas uma autuação por desrespeito ao horário de fechamento do estabelecimento. Que não deve ultrapassar às 22h. Neste final de semana estaremos intensificando as visitas noturnas, sobretudo nos bairros, com o apoio da Policia Militar”, explica. 

“Além dos comerciantes a população também deve fazer a sua parte, não sair de casa sem um bom motivo, e se sair não esquecer a máscara de proteção. Apesar da situação está mais tranquila nos serviços de saúde, o vírus ainda não tem uma vacina ou tratamento eficaz, ou seja, todo o cuidado é pouco.  Vamos continuar com nosso comportamento preventivo para que não tenhamos um aumento no número de casos de covid-19 em nossa cidade e então tenhamos que fechar tudo novamente”, alerta o coordenador do Procon Municipal. 

Nenhum comentário