Header Ads

Plano “Novo Normal” aponta 185 cidades da PB com bandeira amarela

.



A quarta avaliação do Plano “Novo Normal Paraíba”, com novas bandeiras que orientam a retomada das atividades em todo o Estado e subsidiam os gestores municipais acerca do protocolo de controle da propagação do novo coronavírus, aponta que 93% dos 223 municípios paraibanos estão com bandeira laranja ou amarela. Nos municípios enquadrados na bandeira amarela residem 86,6% da população paraibana, onde são acumulados 93,18% dos casos de coronavírus no Estado. Já 10,77% dos paraibanos residem em municípios com bandeira laranja e 2,62% em cidades com bandeira verde. Juntos, eles registram 6,81% dos casos confirmados de Covid-19.

O levantamento já está disponível na página oficial do governo do Estado na internet. A nova etapa de avaliação terá vigência entre os dias 27 de julho e 10 de agosto. Nenhum município está classificado na categoria de bandeira vermelha. Em relação à última avaliação divulgada no dia 11 de julho foi constatado um aumento de cidades sinalizadas com bandeiras amarela ou laranja, bem como uma redução de municípios com bandeira verde. Os números anteriores colocavam 182 municípios com bandeira amarela, 23 com bandeira verde, 18 com bandeira laranja e nenhum com bandeira vermelha. João Pessoa, Campina Grande, Conde, Cabedelo e Cajazeiras estão entre as cidades sinalizadas com bandeira amarela.

Catolé do Rocha, Bayeux, Mamanguape, Santa Rita e Princesa Isabel estão com bandeira laranja e Alcantil, Areia, Barra de Santana e Santa Inês estão entre os municípios com bandeira verde. Nos municípios sinalizados com bandeira laranja e vermelha podem funcionar atividades essenciais como agropecuária, cadeia produtiva e atividades seguradoras, empresas de telecomunicação, comunicação e imprensa, distribuidoras e geradoras de energia, atividades de extração, produção, siderúrgica e afins, transporte, armazenagem, empresas de logística, Correios e manutenção de veículos automotores, supermercados e afins, serviços de Saúde, tratamento de água e esgoto e coleta de resíduos, administração pública (observada a adoção regimes home office), além dos já sinalizados com adequações para funcionamento.

Nos municípios com bandeira amarela funcionam os já autorizados nas bandeiras vermelha e laranja, além de hotéis, pousadas e afins, comércio, shoppings centers, comércio popular (camelôs) e serviços em geral, escolinhas de esportes sem contato físico (natação e tênis, por exemplo), com novos protocolos., Todos os segmentos da economia e da sociedade podem retomar suas atividades nos municípios que se encontram na bandeira verde, observando a adoção de protocolos operacionais para funcionamento das diversas atividades que terão como foco a proteção do indivíduo, que deve passar a viver o “novo normal”, fazendo escolhas e evitando o contato entre pessoas, ambientes fechados e confinados e aglomerações mesmo ao ar livre.

Estão liberados para o funcionamento em qualquer bandeira salões de beleza e barbearias, atendendo exclusivamente por agendamento prévio e sem aglomeração de pessoas nas suas dependências e observando todas as normas de distanciamento social; shoppings centers, exclusivamente para entrega de mercadorias por meio de delivery, inclusive por aplicativos, e como pontos de retirada de mercadorias (drive thru), vedado, em qualquer caso, o atendimento presencial de clientes dentro das suas dependências; as mercadorias (delivery), missas, cultos e demais cerimônias religiosas via on-line, por meio de sistema de drive-in e nas sedes das igrejas e templos, neste caso  com ocupação máxima de 30% da capacidade e observando todas as normas de distanciamento social: hotéis, pousadas e similares, exclusivamente para atendimentos relacionados à pandemia do novo coronavírus, estabelecimentos que trabalham com locação de veículos e treinamentos de atletas profissionais, observando todas as normas de distanciamento social.


OsGuedes

Nenhum comentário