Plano do governo já aponta 182 cidades com bandeira amarela

.



O governo João Azevêdo já disponibilizou em sua página oficial na internet as novas bandeiras que sinalizam orientação para a retomada gradual das atividades em toda a Paraíba na atual fase de vigência da pandemia de coronavírus. Os dados apontam que 182 municípios, ou seja, 82%, possuem bandeira amarela, 23% bandeira verde e 18% bandeira laranja. Nenhum município da Paraíba obteve a bandeira vermelha na terceira avaliação que tem vigência entre os dias 13 e 17 de julho. As cores das bandeiras subsidiam os gestores municipais na tomada de decisões acertadas para evitar o aumento da propagação do novo coronavírus, permitindo o retorno seguro e paulatino das atividades econômicas.

De acordo com o governo, os critérios de avaliação levam em consideração taxas de obediência ao isolamento, progressão de casos novos da Covid-19 e ocupação hospitalar e são analisadas cumulativamente em intervalos de 15 dias. Na avaliação passada, 136 municípios estavam com a bandeira laranja, 79 com bandeira amarela, oito com bandeira vermelha e nenhum com bandeira verde. O secretário executivo de Gestão de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, explicou que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva foi o principal fator para a ampliação da flexibilização, uma vez que a Paraíba manteve a média da taxa de ocupação de leitos de UTI abaixo de 60% em todo o Estado.

– Ficar em casa o quanto possível, sempre usar máscaras ao sair, sempre evitar aglomerações, nunca incentivar práticas que coloquem sua saúde e a dos demais em risco são aprendizados deste Novo Normal que devem ser parte do cotidiano de todos nós – observou. Nos municípios classificados com bandeira amarela residem 86,95% da população paraibana. Estão inseridos na bandeira João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Guarabira, Itaporanga e Monteiro. A classificação permite o funcionamento do comércio varejista e do transporte coletivo municipal, de acordo com os protocolos obedecidos pelas autoridades competentes. Já Bayeux e Santa Rita, na Grande João Pessoa, se mantiveram com bandeira laranja, Princesa Isabel, Matureia e Bonito de Santa Fé, que antes estavam na bandeira amarela passaram agora para a bandeira laranja e devem manter apenas o funcionamento de atividades essenciais, sem a necessidade de restrição de circulação das pessoas.

Os municípios de Barra de Santana, Belém do Brejo do Cruz, Matinhas, Santo André e São João do Rio do Peixe estão com sinalização verde, o que permite a retomada de todos os segmentos de atividade econômica, exceto atividades escolares e acadêmicas presenciais, levando em consideração os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias para cada área. De acordo com boletim divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde, a Paraíba contabilizava 60.421 casos confirmados de coronavírus e 1.250 óbitos provocados pela doença que já chegou a 218 municípios. Nos municípios sinalizados com bandeiras laranja e vermelha podem funcionar atividades essenciais como agropecuária, cadeia produtiva e atividades acessórias essenciais: bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários e seguradoras; empresas de telecomunicação, comunicação e imprensa, distribuidoras e geradoras de energia, atividades de extração, produção, siderúrgica e afins, transporte, armazenagem, empresas de logística, Correios e manutenção de veículos automotores, supermercados e afins, serviços de saúde, tratamento de água e esgoto e coleta de resíduos, administração pública (observada a adoção de regimes home office), além dos já sinalizados com adequações para funcionamento.

Nos municípios com bandeira amarela funcionam os já autorizados nas bandeiras vermelha e laranja, além de hotéis, pousadas e afins, comércio, shoppings centers, comércio popular (camelôs) e serviços em geral, escolinhas de esporte sem contato físico (natação e tênis, por exemplo). Todos os segmentos da economia e da sociedade podem retomar suas atividades nos municípios que se encontram na bandeira verde, observando a adoção de protocolos operacionais para funcionamento das diversas atividades, que terão como foco a proteção do indivíduo, que deve passar a viver o “novo normal”, fazendo escolhas e evitando o contato entre pessoas, ambientes fechados e confinados e aglomerações, mesmo ao ar livre. Estão liberados para funcionamento, em qualquer bandeira, salões de beleza e barbearias, atendendo exclusivamente por agendamento prévio e sem aglomeração de pessoas nas suas dependências e observando todas as normas de distanciamento social; shoppings centers, exclusivamente para entrega de mercadorias por meio de delivery, inclusive por aplicativos, e como pontos de retirada de mercadorias (drive thru), vedado, em qualquer caso, o atendimento presencial de clientes dentro das suas dependências; as lojas e estabelecimentos comerciais, exclusivamente para entrega de mercadorias (delivery); missas, cultos e demais cerimônias religiosas poderão ser realizadas online, por meio de sistema de drive-in e nas sedes das igrejas e templos, nestes casos com ocupação máxima de 30%dacapacidade e observando todas as normas de distanciamento social; hotéis, pousadas e similares, exclusivamente para atendimentos relacionados à pandemia do novo coronavírus; estabelecimentos que trabalham com locação de veículos e treinamentos de atletas profissionais, observando todas as normas de distanciamento social.

O plano “Novo Normal Paraíba” foi viabilizado devido {à consistente ampliação das capacidades de resposta do Sistema de Saúde paraibano, ao aumento da testagem da população e aos avanços das medidas para desaceleração paulatina da disseminação do vírus, além da manutenção da menor taxa de letalidade da região Nordeste.

Postar um comentário

0 Comentários