Campina Grande (PB) implementa soluções tecnológicas no combate à Covid-19

.


O Município de Campina Grande, na Paraíba, tem promovido ações para minimizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus. A prefeitura firmou parcerias em que permitiu a criação da plataforma virtual Compra Solidária como forma de ajudar comerciantes impactados pela crise na saúde pública. Por meio da inteligência artificial e do uso de novas tecnologias, a gestão municipal conseguiu identificar, em um levantamento, um número expressivo de idosos que estavam utilizando o transporte público elevando o risco de contaminação pelo novo coronavírus.

A partir do mapeamento desses dados em tempo real feito pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos do Município, a prefeitura lançou uma campanha de conscientização do isolamento social que foi abraçada pelos idosos. Depois dessa iniciativa, o fluxo de pessoas dessa idade no transporte público reduziu em mais de 80%.

Também preocupado com a queda das vendas nos comércios locais em tempo de distanciamento social, o Município lançou a plataforma Compra Solidária e passou a comercializar virtualmente os produtos de estabelecimentos de Campina Grande como mais uma forma de dar fôlego à economia da cidade. “Trata-se de mais uma iniciativa dentro de nosso esforço conjunto para contemplar o setor comercial e enfrentar essa crise sem precedentes”, destaca o prefeito Romero Veiga.

A preocupação da cidade paraibana com a inovação ainda tem sido demonstrada em outras ocasiões. O Município procura firmar parcerias para o desenvolvimento de projetos com a Universidade Federal da Paraíba, o Parque Tecnológico estadual, Ministério da Ciência, Tecnologias e Inovações (MCTI), a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE) e o Programa Nacional de Inovação Terra 2 Inova (PNIT2I).

Compartilhamento
Como um dos integrantes do PNIT2I, representantes de Campina Grande confirmaram que projetos pilotos locais serão compartilhados na Grande São Paulo, incluindo ações Educacionais, Cidades 4.0, Agro 4.0 e relativas ao combate à Covid-19. O Município também participou do Webinar de Inovação em Segurança Eletrônica, onde apresentou ações colaborativas. Assista aqui  Conheça outras ações do Município em conjunto com o ecossistema de inovação:

Agência CNM de Notícias, com informações da prefeitura de Campina Grande

Postar um comentário

0 Comentários