Secretaria de Saúde aplica mais de mil testes rápidos em Unidades Básicas de Saúde

A Secretaria de Saúde de Campina Grande já realizou mais de mil testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde. A ampliação da testagem da Covid-19 é uma estratégia do município para rastrear os pacientes com vírus nos bairros e evitar a lotação da Unidade de Pronto Atendimento do Alto Branco (UPA 24h). 


Até o momento, já foram aplicados 1.037 testes. Inicialmente, três unidades começaram a ofertar os testes e esta semana o serviço foi ampliado para 10 UBS que estão aplicando os testes rápidos nos usuários com sintomas. Até a próxima semana, a Secretaria pretende estar disponibilizando o serviço em doze unidades. 

“Essas unidades estão aptas a fazerem o teste seguindo um protocolo médico, com uma organização do fluxo de referência entre os serviços de saúde do município. Ainda devemos ampliar para mais unidades”, explicou a Diretora de Atenção à Saúde, Edna Guedes. 

Além da testagem dos usuários, a Secretaria de Saúde também está aplicando o exame nos profissionais de saúde dessas UBS. Já foram testados profissionais de mais de 60 Equipes de Estratégia de Saúde da Família. Nos próximos dias, os profissionais de todos os Centros de Saúde e das Policlínicas também devem passar pelo procedimento. 

A Secretaria de Saúde também está disponibilizando a medicação do protocolo de tratamento inicial para os pacientes testados positivos. A azitromicina, a ivermectina, a hidroxicloroquina e a prednisona são entregues somente após avaliação do médico. A prednisona, que inclusive é um corticoide, faz parte de uma família de medicamentos que se mostraram ser efetivos no tratamento do coronavírus de acordo com uma pesquisa da Universidade de Oxford. 

“Os testes só são aplicados após o oitavo dia de sintomas, já que antes disso podem dar um falso resultado negativo. Além disso, os medicamentos também só são distribuídos após avaliação médica, seguindo critérios rígidos. Vale ressaltar também que apenas os moradores dos bairros de referência dessas unidades têm acesso a esse serviço. Os demais devem continuar procurando a Unidade de Pronto Atendimento do Alto Branco em caso de suspeita de Covid-19”, explicou o Secretário Municipal de Saúde, Filipe Reul.

Postar um comentário

0 Comentários