Secretaria de Educação de Montadas assumiu o desafio de manter a educação à distância em tempos de pandemia

A educação de todo o País está sendo desafiada, em tempos de pandemia,  a se reinventar e se adaptar ao sistema de ensino à distância, por meio da internet. A Secretaria de Educação de Montadas, através de sua equipe, compreendeu e assumiu essa missão desde o início desta crise e após antecipar as férias de junho, começou desde o dia 18 de maio o sistema remoto de aulas, tanto para a Educação Infantil como para os alunos do ensino fundamental I e II, como ações de vínculo pedagógico para as crianças do ensino infantil.

Segundo a secretária de educação Neuracir de Souza, o resultado apesar de desafiador, tem sido incrível e o município já possui 90% de seu alunado com acesso à internet e interagindo nas atividades de ensino. Os 10% que não tem acesso a computador ou celular com internet, a escola leva até eles atividades impressas, tomando todas as medidas preventivas de contágio à COVID-19, fazendo assim com que nenhum dos estudantes sejam prejudicados. Ao todo são cerca de 1100 alunos matriculados na rede municipal.

Na Educação Infantil, a prioridade elencada pela Secretaria de Educação junto ao seu corpo docente é a manutenção de vínculo entre família escola, pois não há obrigatoriedade de carga horária. Para isso, as atividades são repassadas pelo WhatsApp e Facebook e há uma grande busca de interação entre alunos, pais e professores. “É preciso compreender os esforços que todos estão realizando neste momento, professores, pais de alunos, alunos e equipe de coordenação, são novos desafios e vamos enfrentá-los”.

No Ensino Fundamental I, a equipe de Coordenadores pedagógicos da Secretaria de Educação conduzem os professores que utilizam ferramentas mais sofisticadas como o Google Classroom, Google Meet, Zoom e WhatsApp e o tradicional material impresso. Aulas estão sendo ministradas e atividades com prazo de entrega por parte dos alunos estão sendo repassadas. O comprometimento de toda a rede tem sido fundamental para o sucesso da iniciativa. Já a segunda fase do Ensino Fundamental que é concentrado no EMEFEAS – Escola Municipal Erasmo de Araújo Souza, toda a equipe de professores e corpo diretivo conduzem aulas online, e trabalham a educação a distancia, sob a coordenação do diretor Aldilânio Martins.

A equipe pedagógica da Secretaria de educação, composta pelas professoras: Alcileide Porto, Cássia Santos, Waldely Dias, Noyanne Rodrigues, Ana Paula sob o comando da Secretária executiva de educação Andrezza Farias, e contando com a participação dos diretores escolares Armando Santana, Alzenir Abrantes, Kelly Gonçalves, Francineide Valentim, Maguida Rubia, Seilandia Basilio e a supervisão geral da secretária de Educação Neuracir de Souza realizam vídeo-conferências diárias e planejamento a distância, fornecendo material e conteúdos a professores e pais de alunos, para que não haja prejuízo aos alunos.

Para a secretária de educação Neuracir de Souza: “A experiência tem sido desafiante, mas gratificante e tem rendido frutos graças ao compromisso compartilhado por alunos, pais, professores e equipe pedagógica da secretaria. Estamos aprendendo a aprender e crescendo em conhecimento e novas vivências”, pontuou a Secretária.

A Secretária afirmou que toda a equipe e os professores estão descobrindo novas formas de interagir e trabalhar conteúdos, são descobertas que auxiliam o trabalho. “Estamos prazerosos em descobrir novas formas de trabalho e de passarmos conhecimento aos nossos alunos, nas vídeo-conferências com coordenadores pedagógicos e gestores escolares em momentos de discussão sobre o desenvolvimento e planejamento do efetivo trabalho escolar por meio das atividades não presenciais, concluímos que caminhar é a construção do momento no nosso município, ou melhor, estamos indo além, enfrentando os desafios propostos pela atual situação que se apresenta em decorrência da pandemia da COVID-19, a palavra-chave é essa: CAMINHAR! Não vamos parar de caminhar”.

Equipe pedagogica e professores realizam video-conferência para condução do processo educacional

 

A imagem pode conter: 11 pessoas, incluindo Neuracir Souza, Armando Santana, Seila Basilio e Alcileide Porto Pereira





pagina1pb

Postar um comentário

0 Comentários