Morre em JP o prefeito de Guarabira e ex-deputado Zenóbio Toscano

Faleceu em hospital particular de João Pessoa, na tarde deste domingo (14), o prefeito de Guarabira e ex-deputado estadual Zenóbio Toscano, aos 74 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. A confirmação da morte foi fornecida pela filha dele, a deputada estadual Camila Toscano, através de nota oficial, e pela assessoria de imprensa da unidade de saúde. Ele já estava afastado da prefeitura desde maio de 2019, quando sofreu um AVC isquêmico, do qual vinha se recuperando.

Segundo o comunicado, desta vez Zenóbio estava internado desde o dia 6 de junho e se recuperava bem da Covid-19, mas, nesse sábado (13), sofreu o novo AVC, o que agravou o quadro de saúde, levando-o à morte.

“Ele era marido amoroso, pai dedicado, avô afetuoso e exemplo de homem público, que muito colaborou para o desenvolvimento da nossa Paraíba. Neste momento de dor, nos orgulha dizer que Zenóbio deixa um legado por todo o trabalho que desenvolveu para que nosso Estado tivesse dias melhores, com mais igualdade. Tudo isso sem descuidar da família e sem deixar de dar atenção aos amigos. Queremos agradecer a todos pelas orações e o apoio dado a nossa família durante todo o tempo em que Zenóbio Toscano esteve doente. Não Temos palavras para agradecer tamanho carinho por ele e por todos nós da família. Este é um momento de muita tristeza para todos nós, pois perdemos uma pessoa querida, que amamos e que nos serve de inspiração todos os dias”, diz nota da deputada Camila Toscano.

Perfil

Zenóbio Toscano nasceu em 4 de setembro de 1945, no município de Ingá, na Paraíba. Era formado em engenharia e casado com a ex-deputada estadual Léa Toscano, com quem teve quatro filhos.

Na política, Zenóbio começou a vida pública sendo prefeito da cidade de Guarabira. Em 15 de novembro de 1982 foi eleito com 50,44% dos votos válidos, na disputa ao lado de Jáder Pimentel – PDS (49,09%) e Ademir Leal – PT (0,47%). Em 1990 concorre pela primeira vez a deputado estadual na Paraíba pelo PMDB, conseguindo 14.936 votos, sendo o oitavo mais votado do pleito. Em 3 de outubro de 1994 é eleito mais uma vez deputado estadual com a votação de 34.837 sendo o deputado mais votado do estado.

Em 4 de outubro de 1998 Zenóbio conquista mais uma vez uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado. Em 2001, deixa o PMDB e filia-se ao PSDB. Em outubro de 2002 é eleito para o quarto mandato como deputado estadual na Paraíba. Em 2006 é novamente o mais votado do estado, para deputado, com 38.265 votos. Foi a última vez que Zenóbio disputou o cargo de deputado estadual.

Em de outubro de 2012 foi eleito prefeito de Guarabira para o mandato de 2013 – 2016, eleito com 16 mil votos. Em 2016 foi reeleito para o mandato de 2017-2020 com 15.609 votos, tendo que se afastar das funções após sofrer um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI).



portalcorreio

Postar um comentário

0 Comentários