Diabetes e hipertensão são as comorbidades mais detectadas em óbitos por coronavírus

.


Os fatores de risco associado, chamados comorbidades, que mais foram diagnosticados nas vítimas fatais do novo coronavírus na Paraíba são: diabetes mellitus, hipertensão e cardiopatia. As informações estão no portal Dados Epidemiológicos Covid-19 Paraíba, do Governo do Estado, conforme atualização deste sábado (20).

Quadros de diabetes mellitus foram as principais comorbidades associada aos óbitos investigados, ao todo são 251. Em segundo lugar vêm os hipertensos, com 225 no total de mortos e os cardiopatas representam 137 dos óbitos.

Outras comorbidades, como obesidade (49), doenças neurológicas (43), casos renais (36) e asma (31), aparecem em números bem menores. Entre as mortes, que foram diagnosticados fatores de riscos associados, em menor números estão a doença hematológica (6), as doenças do aparelho digestivo (4) e a neoplasia (4).

No geral as comorbidades na Paraíba apontam 896 mortes, número maior que o atual de óbitos registrados, que é 743. Isso acontece devido a alguns pacientes apresentarem mais de uma doença, ou seja, um paciente poder ser hipertenso e cardiopata, e são contabilizados de formas separadas no painel.

Veja números:

Postar um comentário

0 Comentários