Câmara pode votar na terça projeto sobre aumento de pontos na CNH

.


A Câmara dos Deputados poderá votar na próxima terça-feira (23) o projeto de lei que reformula o Código de Trânsito Brasileiro. A matéria aumenta a quantidade de pontos para perda da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) passando de 20 para 40 pontos.

De acordo com o substitutivo preliminar do deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA), quanto à pontuação, há uma graduação de 20, 30 ou 40 pontos em 12 meses com níveis de infrações. Atualmente, a suspensão ocorre com 20 pontos, independentemente de haver esse tipo de infração.

Dessa forma, o condutor será suspenso com 20 pontos se tiver cometido duas ou mais infrações gravíssimas, com 30 pontos se tiver uma infração gravíssima, e com 40 pontos se não tiver cometido infração gravíssima no último ano.

O relator também estabelece que os condutores com até 50 anos de idade poderão renovar a CNH a cada 10 anos. O prazo atual, de cinco, continua para aqueles com idade igual ou superior a 50 anos.

A renovação a cada três anos, exigida para aqueles com 65 anos ou mais, passa a valer apenas para os condutores com 70 anos de idade ou mais.

O texto acaba com a necessidade de credenciamento de médicos e psicólogos que realizam os exames exigidos pelo Detran, mas terão de se especializar em medicina do tráfego e psicologia do trânsito.

*Com informações da Agência Câmara

Postar um comentário

0 Comentários