Header Ads

STTP disponibiliza emissão online da licença de estacionamento para idoso

A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) lançou uma ferramenta gratuita na internet para que os idosos possam dar entrada na emissão ou renovação da credencial de estacionamento com a documentação necessária. 

Com isso, não há a necessidade do beneficiário se dirigir até a STTP para receber o documento, uma vez que o mesmo será emitido e enviado pelos correios no endereço informado através de carta registrada com aviso de recebimento. 

Para ter direito ao benefício da credencial de estacionamento, o idoso deve ter idade igual ou superior a 60 anos ter CPF válido e ser morador de Campina Grande, no caso da emissão pela STTP. 

Para a solicitação online da credencial, os interessados deverão acessar o site da STTP (clicando aqui), na área de “Acesso rápido” clicar em Credencial de Estacionamento, e preencher os dados solicitados na aba “Abrir novo ticket” ou enviar um email simples em anexo com os documentos de identificação (RG ou CPF) e comprovante de residência, no nome do idoso, para o email: credencial.idosos@sttpcg.com.br. Após o envio dos dados será enviado um email para o solicitante confirmando o número de protocolo para acompanhamento da solicitação. 

Após a validação do sistema e a emissão da credencial, o beneficiário receberá, pelos Correios, o documento criado com um QR Code de validação que comprova a veracidade do documento e pode ser consultado pelo agente de trânsito, durante fiscalização de rotina em estacionamentos públicos os privados. Os veículos estacionados nas vagas reservadas deverão exibir a credencial sobre o painel do veículo, com a frente voltada para cima. 

De acordo com o setor responsável pela emissão de credenciamentos da STTP, o idoso beneficiário “não precisa” ser proprietário de veículo ou ter habilitação para dirigir, e a validade do documento é de dois anos, com a expressa necessidade de renovar após o vencimento do documento como forma de comprovação de vida.  

Caso o solicitante não tenha domicílio em Campina Grande, é necessário procurar o órgão de trânsito de município onde reside, e se este não for integrado ao Sistema Nacional de Trânsito, o idoso deve procurar uma unidade do Detran mais próxima, como prevê as resoluções 303 e 304/2008 do Contran. 

Já o serviço para emissão online das credenciais de Estacionamento para PCDs (Pessoas com Deficiência) permanecerão suspensas até adaptação da ferramenta para modelagem de perícia médica. 

Nenhum comentário