Deputado Wilson Santiago propõe adiamento do pleito de 2020, unificação dos mandatos em 5 anos e fim das reeleições

.



O deputado federal Wilson Santiago (PTB) apresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) determinando o fim das eleições neste ano. Desta forma, o mandato atual dos prefeitos e vereadores, que se encerraria este ano, se prolonga até 2022, ano em que ocorrerá uma eleição unificada.

A reforma eleitoral prevê também o fim da reeleição, com mandatos de cinco anos. O principal objetivo da PEC é impedir o "uso da máquina" por gestores que estejam buscando a reeleição, proporcionando isonomia nos pleitos eleitorais.

"Como consequência direta dessa influência desproporcional no processo eleitoral, tem-se, ainda, o enfraquecimento do princípio constitucional do pluralismo político, na medida em que a força política daqueles que já exercem cargos eletivos no Poder Executivo tende a dificultar o acesso de novos atores políticos à arena político-eleitoral, tornando a representação neste Poder um ambiente de domínio dos 'profissionais da política' e não de uma instituição de representação dos diversos estratos do povo brasileiro", argumentou o parlamentar.


PortalEdnasSoares

Postar um comentário

0 Comentários