Covid-19: MP’s alertam para risco de colapso em hospitais públicos e privados de Campina Grande

Uma carta elaborada por representantes do Ministério Público Federal (MPF), do Trabalho (MPT) e do Ministério Público da Paraíba (MP-PB) faz um alerta categórico: é preciso redobrar os cuidados para que o crescimento dos casos de Covid-19 na região de Campina Grande não provoque um colapso na capacidade de atendimento dos hospitais públicos e privados da cidade. O município registrou, somente no boletim divulgado ontem pela Secretaria de Saúde do Estado, 86 novos casos da doença e já contabiliza 421 confirmações de Covid-19.

A cidade, porém, recebe pacientes de outros 69 municípios das regiões do Cariri, Brejo e Curimataú – o que aumenta os riscos de um possível estrangulamento dos sistemas de saúde.

“O momento é grave e exige serenidade e solidariedade por parte dos gestores das várias esferas de governo e da iniciativa privada, para salvaguardar a estrutura hospitalar mínima necessária ao acolhimento dos pacientes acometidos da doença, a qual pode ser comprometida rapidamente caso haja relaxamento dos níveis de adesão às medidas restritivas sanitárias atualmente em vigor”, relata o documento.

Ontem o comitê científico do Consórcio Nordeste recomendou a adoção de ‘lockdown’ na região metropolitana de Campina e também de João Pessoa.

Segundo os MP’s, foi verificado que a rede privada de Campina Grande está praticamente com leitos esgotados para pacientes com covid-19, estando na iminência de colapsar. O colapso da rede pública também estaria perto de acontecer, segundo alertam os órgãos.

Confira a carta na íntegra

Postar um comentário

0 Comentários