Boqueirão supera os 70% de volume e pode sangrar ainda este mês

O açude Epitácio Pessoa, localizado na cidade de Boqueirão, Cariri do estado, registrou 70,1% de volume nesta quarta-feira (06), o que equivale a 327.225.452 milhões de metros cúbicos de água (m³). O reservatório é responsável pelo abastecimento de Campina Grande e cidades próximas.

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o reservatório recebeu grandes recargas de água após as chuvas dos últimos dias que chegaram até os mananciais localizados no Cariri paraibano e seguiram para o açude de Boqueirão. De 05 a 06.05.2020 aumento de 4 cm na lâmina d’água, correspondendo a um aporte hídrico de 1.426.030 m3.  Faltando 3,39 metros na lâmina d’água para atingir a sangria.

A expectativa da população paraibana é de que o açude de Boqueirão chegue à capacidade total ainda em 2020, depois de nove anos. Segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, as chuvas estão dentro do período esperado, de fevereiro a maio. “O importante é acompanhar a previsão do tempo, essa previsão vai indicar onde as chuvas caíram. Caindo na bacia de contribuidores o açude terá mais recarga de águas”, disse a meteorologista.

Em 2017, o açude atingiu 2% da sua capacidade total, situação que fez Campina Grande e outras 18 cidades entrarem em uma crise hídrica histórica e adotarem medidas rigorosas de racionamento. Com esse cenário, o açude começou a receber as águas da transposição do Rio São Francisco.

Veja os demais níveis dos açudes paraibanos no site da Aesa:

http://www.aesa.pb.gov.br/aesa-website/monitoramento/volume-diario/?tipo=atual

Postar um comentário

0 Comentários