Aras pede que PF ouça três ministros após denúncias de Moro



O procurador-geral da República, Augusto Aras, solicitou nesta segunda-feira (4) ao ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), diligências para apurar os fatos narrados pelo ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública Sergio Moro em pronunciamento à imprensa, em 24 de abril, e em depoimento à PGR e à Polícia Federal, no sábado (2). Entre as medidas solicitadas estão a oitiva de três ministros de Estado e a realização de perícias no aparelho de Sergio Moro.

Augusto Aras entendeu ser necessário ouvir os ministros  da Casa Civil, Braga Netto, da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos e do GSI ( Gabinete de Segurança Institucional) , Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência) além da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP). Também solicitou a oitiva dos delegados da Polícia Federal Maurício Valeixo, Ricardo Saadi, Carlos Henrique de Oliveira Sousa, Alexandre Saraiva, Rodrigo Teixeira e Alexandre Ramagem Rodrigues, para que prestem informações acerca de “eventual patrocínio, direto ou indireto, de interesses privados do Presidente da República perante o Departamento de Polícia Federal, visando ao provimento de cargos em comissão e a exoneração de seus ocupantes”.

A PGR também pediu ao STF cópia do vídeo da reunião realizada entre o presidente, o vice-presidente, ministros de Estado e presidentes de bancos públicos no último dia 22 no Palácio do Planalto e comprovantes de autoria das assinaturas da exoneração de Maurício Valeixo do cargo de Diretor-Geral da Polícia Federal, publicada no Diário Oficial da União em 23 de abril, além de eventual documento com pedido de exoneração, a pedido, encaminhada por Valeixo ao presidente.

Por fim, o procurador-geral da República solicitou a elaboração de um laudo pericial pelo Setor Técnico-Científico do Departamento de Polícia Federal, a partir da mídia de armazenamento que espelha dados informáticos contidos no celular do ex-ministro Sergio Moro, bem como um relatório de análise das mensagens de texto e áudio, imagens e vídeos. O

O pedido foi feito no âmbito inquérito 4.831, aberto no STF para apurar os fatos narrados por Moro no dia da sua demissão, em 24 de abril, após pedido da PGR. Aras pede ainda que diligências e oitivas sejam feitas em até cinco dias úteis da data da intimação com acompanhamento da procuradoria. 

R7

Postar um comentário

0 Comentários