Venezuelanos são encontrados em estado de subnutrição no bairro do Roger, em João Pessoa


Famílias de refugiados venezuelanos foram encontradas desidratadas e em estado de subnutrição, em João Pessoa, após uma denúncia anônima feita ao Corpo de Bombeiros na tarde desta terça-feira (11). Adultos e crianças estão morando em uma vila no bairro do Roger e, segundo os bombeiros, estavam passando mal.

De acordo com o médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Luiz Viera, que estava junto às equipes do bombeiros e outros médicos do Samu examinando as crianças, a situação é preocupante. O médico explica que elas correm risco de vida.

"Há cerca de 30 a 40 venezuelanos em situação de muita sujeira, crianças pálidas e desnutridas. Foi nos falado que eles estavam com diarreia e febre. Ainda não sabemos informar que tipo de doença estão, mas é preciso que a Secretaria de Saúde e Conselho Tutelar se mobilizem porque são muitas crianças que correm risco", disse o médico.

Um dos venezuelanos moradores da vila estava com uma criança doente. Na casa dele tinha apenas farinha de trigo para comer. Apesar disso, ele rejeitou que a criança fosse levada a um hospital. Um outro morador explicou que eles pagam R$ 400 de aluguel, mas, como não conseguem trabalhar, dependem do dinheiro que pedem na ruas e não conseguem suprir as necessidades.

No fim da tarde desta terça-feira (11), equipes da vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Tutelar da região norte chegaram à vila para avaliar a situação das famílias e das crianças. Segundo a Secretaria de Saúde de João Pessoa, a situação segue sob investigação.


G1

Postar um comentário

0 Comentários