Header Ads

MedioTec oferece mais de mil vagas para 10 cursos técnicos em 16 cidades

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba lançou, nessa terça-feira (11), o edital do Processo Seletivo de Estudantes da Rede Pública Estadual para cursos técnicos de nível médio (MedioTec), do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São 1.125 vagas ofertadas para 10 cursos, distribuídas em 16 cidades da Paraíba. As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário online, disponível no endereço: www.paraibatec.pb.gov.br.
Poderão participar os estudantes da Rede Pública Estadual que estejam cursando o Ensino Médio Regular no ano letivo de 2020 e com idade de 15 a 19 anos completos no início das aulas. Os estudantes que estejam cursando a 1ª e 2ª séries do ensino médio poderão se inscrever nos cursos com carga horária igual a 800h, 1.000h e 1.200h. Já os estudantes que estejam cursando a 3ª série do ensino médio poderão inscrever-se apenas nos cursos com carga horária igual a 800h e 1000h.
As vagas são para os cursos de Guia de Turismo, Segurança no Trabalho, Programação de Jogos Digitais, Eventos, Administração, Informática, Confeitaria, Contabilidade, Informática para Internet e Marketing. Serão ofertados nos seguintes municípios: Boqueirão, Guarabira, Cabedelo, Itaporanga, Cacimba de Dentro, João Pessoa, Cajazeiras, Mamanguape, Campina Grande, Monteiro, Conceição, Patos, Conde, Sousa, Curral de Cima e Sumé.
Os aprovados terão direito ao auxílio de uma bolsa formação, destinada ao custeio com alimentação e transporte de ida e volta até a unidade de ensino do seu respectivo curso.
Processo seletivo –  O processo será dividido em duas etapas. A primeira, realizada através de um sorteio aleatório da inscrição, após ser observado o sistema de cotas e as vagas gerais. A segunda será uma entrevista classificatória. Durante as entrevistas, seguindo o critério de sorteio e cotas, os inscritos serão separados por turmas. A cada 40 alunos, 25 serão selecionados para seus respectivos cursos. A nota, que pode variar entre zero e 10, será obtida através de critérios como o interesse na área; capacidade de demonstrar foco em seu objetivo; interesse em trabalhar na área; capacidade de transmitir suas expectativas; redação; capacidade de descrever texto lógico; legível e objetivo; potencial e assiduidade.
Mais informações estão disponíveis no Diário Oficial do Estado, através do portal eletrônico oficial www.paraiba.pb.gov.br/educacao/pronatec e no endereço auxiliar: www.paraibatec.pb.gov.br
O programa
O MedioTec é uma ação do Pronatec, que tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos de nível médio para os estudantes, visando à expansão da educação profissional e tecnológica.
PB Agora

Nenhum comentário