Vereador campinense inaugura Centro de Controle de Natalidade de Animais


O vereador campinense, Jandy Ferreira inaugurou, neste sábado (18), o Centro de Controle de Natalidade de Animais, localizado na rua Jamila Abraão, nas Malvinas. O projeto tem como objetivo realizar cirurgias de castração em animais de ruas e conta com a parceria de inúmeros protetores e apoiadores da causa, em Campina Grande. “Estamos entregando esse Projeto que é um sonho antigo meu e de vários protetores de animais de rua. Nossa intenção é reduzir consideravelmente o número de animais nas ruas que, muitas vezes, são abandonados por seus donos”, destacou o parlamentar.


Construído com recursos próprios, o vereador Janduy Ferreira afirmou que o tão esperado Centro de Controle de Natalidade hoje é uma realidade e surgiu justamente da necessidade urgente de intervenção com a grande população canina que aflige a população local. 

  

O equipamento de saúde disponibiliza o serviço de castração de animais de ruas e já estará em pleno funcionamento a partir desta segunda-feira (20). Janduy Ferreira explicou ainda que todo o serviço será oferecido de forma gratuita. No entanto, tutores de animais de baixa renda que desejem castrar seus animais também poderão contar com o serviço.
  


Para estes, o Centro de Controle de Natalidade subsidiará 50% do valor cobrado por cirurgia de castração. “Infelizmente é muito dispendioso manter um equipamento como este. Então, as pessoas que desejem realizar castrações em animais terão que subsidiar 50% do valor cobrado por cirurgia. Esta foi uma forma que encontramos de manter a clínica funcionando e atender todos os tutores de animais na nossa cidade”, afirmou.


O vereador, Janduy Ferreira explicou ainda que desde 2018 tem feito um trabalho voluntário com os apoiadores da causa animal e também da Clínica Cães e Gatos. O parlamentar também disponibiliza um automóvel para fazer o translado dos animais. 

O vereador explicou também que o equipamento de controle de natalidade atende a todos os requisitos exigidos pela Associação de Medicina Veterinária para seu devido funcionamento.

“Nossa parceria com a clínica Cães e Gatos nos permitiu avançarmos e solidificarmos nosso sonho. Desde o ano passado que temos resgatado animais de ruas, castrado e disponibilizado para doação. Esse é um sonho de muitos e que hoje estamos entregando a população de Campina Grande”, assegurou Janduy Ferreira.

O Centro de Controle de Natalidade tem a capacidade de atendimento diário de três cirurgias de castração por dia, além de mutirões que serão realizados durante o ano, onde poderão ser feitas mais de dez cirurgias de castração. 

Os interessados deverão se dirigir até o Centro de Controle de Natalidade e comprovar, através de documentos, que é de baixa renda para ter direito ao subsídio de 50%. A clínica também atenderá particular, para aquelas pessoas que tenham condições de pagar pela cirurgia de castração do seu animal.

Segundo Janduy Ferreira, a estrutura irá acomodar os animais que serão capturados nas vias públicas. Inicialmente, estes passarão por triagem, diagnóstico laboratorial para leishmaniose, castração, vacinação e colocados para adoção. “Toda esta preocupação tem como finalidade obter um maior controle da população canina, o que irá diminuir sensivelmente, a ocorrência de acidentes, ataques a transeuntes e disseminação de diversas doenças”, disse. 

O centro é dotado de recepção, centro cirúrgico, local de pós-operatório, dentre outros setores e contará com veterinário e equipe capacitada. “O animal ficará em observação durante 15 dias e logo após, depois de todo o cuidado, será colocado para adoção”, concluiu Janduy.


O evento de inauguração do Centro de Controle de Natalidade ocorreu neste sábado e foi bastante prestigiado por protetores e tutores de animais, além da população e convidados do vereador, Janduy Ferreira.

Postar um comentário

0 Comentários