Tovar defende que Legislativo seja protagonista no debate sobre energias limpas


O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar de Biocombustíveis e Energias Renováveis da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Tovar Correia Lima (PSDB), levará o debate sobre a necessidade de investir nas energias limpas para a Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE). O evento, que é realizado pela União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), começou na quarta-feira (20) e se estende até a sexta-feira (22), na cidade de Salvador (BA).
 
Tovar afirmou que vai propor que a Unale coloque em pauta, em todas as Casas Legislativas do Brasil, a questão das energias limpas. Para ele, o Poder precisa atuar como protagonista nessa discussão, promovendo debates, apresentando soluções, participando da formulação de políticas públicas e acompanhando e fiscalizando a aplicação das leis já existentes sobre a temática.
 
“As fontes de energias limpas são economicamente viáveis e carregam a grande vantagem de colaborar com a preservação do meio ambiente, gerando emprego, renda e sustentabilidade. É essa ideia que pretendo apresentar durante a conferência, como uma alternativa que reduz custos e que está ao nosso alcance. Precisamos de vontade política, organização e mais consciência ecológica”, afirmou.
 
De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a Paraíba está em 13º lugar no país como Estado que mais gera energia por meio do sol na geração distribuída, ficando no meio do caminho entre os estados que estão mais e menos avançados no setor. Atualmente, a Paraíba tem 20,3 megawatts operacionais em geração distribuída solar e fotovoltaica, o que representa mais de R$ 120 milhões de investimentos.


O evento – Organizado pela União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), a conferência é um ambiente democrático de discussões, que tem por objetivo discutir soluções para o futuro do país. O evento conta com parlamentares de todas as regiões e partidos do Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários