Empresa alerta para golpe de clonagem de contas no WhatsApp



A agĂȘncia MF Press Global, especializada em redes sociais, percebeu que havia algo errado com a segurança do WhatsApp quando recebeu uma mensagem de um nĂșmero que dizia ser um de seus clientes, pedindo que lhe transferisse 1.790 reais. ApĂłs a divulgação do ocorrido, diversas pessoas tambĂ©m relataram ter sofrido um golpe de maneira similar.

A agĂȘncia percebeu entĂŁo a gravidade do problema e começou a alertar a população sobre como se prevenir. “O hacker chama as pessoas que parecem ser amigos, conhecidos ou familiares mais prĂłximos e se passa pela pessoa para pedir dinheiro usando uma escrita correta e poucas palavras, que sejam neutras o suficiente para nĂŁo levantar suspeitas”, comentou Fabiano de Abreu, presidente da MF Press Global, em nota.

Utilizando os dados roubados de usuĂĄrios, como os que ficam presentes em sites ou anĂșncios digitais, o hacker se passando por uma pessoa prĂłxima do usuĂĄrio, como familiares e amigos – ou atĂ© parceiros de trabalho, como no caso de Abreu – para pedir dinheiro, com o uso de palavras e frases que nĂŁo levantem suspeitas sobre quem estĂĄ do outro lado.

Como o WhatsApp Ă© clonado

Quando os usuĂĄrios navegam em websites que recolhem suas informaçÔes, como Amazon e Mercado Livre, ou atĂ© mesmo Facebook, os criminosos conseguem coletar o nĂșmero de celular – que Ă© muitas vezes um requisito para se ter uma conta em tais sites. Por meio do nĂșmero, eles enviam um pedido via SMS para o dono do nĂșmero, como se fosse o prĂłprio WhatsApp pedindo um cĂłdigo de verificação de conta.

Esse cĂłdigo Ă©, na verdade, o nĂșmero de verificação de duas etapas do aplicativo, que permite com que o hacker tenha acesso aos dados da conta do usuĂĄrio e a clone. A vĂ­tima, entĂŁo, fica sem acesso a sua prĂłpria conta, e o criminoso consegue se passar pelo dono do celular para tentar roubar dinheiro de pessoas prĂłximas. O processo Ă© bastante rĂĄpido e, como muitas pessoas utilizam o WhatsApp sem muita atenção, acabam acreditando na situação.

Em agosto, 23 pessoas sofriam esse tipo de ataque por dia, ou similares, e Abreu comentou que o nĂșmero estĂĄ aumentando consideravelmente, de forma que a divulgação de formas de prevenção estĂĄ mais necessĂĄria do que nunca. A MF Press Global aponta que Ă© preciso estar atento ao modo de falar da pessoa e, caso haja dĂșvida, Ă© bom ligar para o nĂșmero e confirmar por meio de ligação de voz. Outro fator importante Ă© estar com a verificação em duas etapas do aplicativo sempre ativa, e nĂŁo clicar em links vindos de e-mails que pareçam suspeitos.

Exame

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios