Checklist do Enem: relembre o que pode e o que não pode fazer no exame


Neste domingo (03) será realizada a primeira etapa de provas
Por mais que sejam lembrados em todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alguns detalhes sobre o que deve ou não fazer no exame acabam passando batido.
Para não ter nenhum problema na primeira etapa da prova – que ocorre amanhã (3) – é importante que os participantes revisem as regras para no dia não ter maiores preocupações.
Entre os motivos que podem acarretar em eliminação estão: responder a prova com caneta que não seja esferográfica, com material transparente e de tinta preta, emissão de som de equipamento eletrônico mesmo lacrado, não permitir que o lanche levado seja vistoriado pelo aplicador da sala, entre outros.


Participando do Enem pela terceira vez, Daiana Lopes Menchik, de 19 anos, não só está preparada em relação ao que pode e o que não pode no Enem 2019, como também entende que o objetivo de garantir ainda mais segurança na aplicação do exame. O que não lhe falta é expectativa para a realização da prova. Tenho tido insônia e muita ansiedade. Além disso, fico imaginando possíveis temas para a redação e a melhor maneira de resolver as questões de forma rápida e objetiva”, pontua.
Aos 65 anos, José Januário Damasceno, dirigente sindical e bancário e aposentado, já fez o exame quatro vezes. Indo para sua quinta participação, José sonha em cursar História. “Prometi a mim mesmo, que nunca deixaria de estudar. Não tenho objetivo de conquistar um outro emprego, mas sinto a necessidade constante de me atualizar e fazer História sempre foi um desejo presente na minha vida”, conclui.
Daiana e Januário fazem parte dos quase 5,1 milhões de candidatos que estão inscritos na edição deste ano. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2,4 milhões, o que representa quase metade desse total, farão a prova pela primeira vez. Por isso, o órgão responsável pela aplicação, listou mais de 30 itens que podem levar à desclassificação, confira.
Cor da caneta
– Realizar a prova com caneta que não seja esferográfica, transparente e de tinta preta.

Postar um comentário

0 Comentários