Eleição 2019 de conselheiros tutelares acontece neste domingo (6), na Paraíba


Acontece neste domingo (6) a eleição para conselheiros tutelares dos municípios paraibanos. O pleito acontece das 9h às 17h e pode votar qualquer pessoa que em situação regular com a Justiça Eleitoral e que tirou o documento oficial até o dia 28 de junho. Os eleitores devem levar para a cabine de votação um documento oficial com foto. O voto é facultativo e o resultado deve ser divulgado por volta das 19h do domingo.
Em João Pessoa, são sete áreas de atuação, contra 4 em Campina Grande. Ao todo, 35 pessoas devem ser eleitas conselheiros tutelares em João Pessoa e 20 em Campina Grande.
Os conselheiros são escolhidos pela população, através do voto facultativo e secreto. Cada eleitor deve votar na sessão eleitoral da sua região de domicílio eleitoral e estar em dia com suas obrigações perante a Justiça Eleitoral. Os candidatos eleitos tomarão posse em janeiro de 2020 para mandato de quatro anos.
Os conselheiros tutelares têm o dever de fiscalizar a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente. A função tem uma remuneração prevista de R$ 3.992, de acordo com Sistema Sagres do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).

Locais de votação

Em João Pessoa, são 21 locais de votação. A lista completa foi divulgada no dia 13 de setembro e está disponibilizada no site da Prefeitura de João Pessoa. A novidade na eleição deste ano é uso das urnas eletrônicas que ajudarão em uma maior rapidez na apuração e segurança do resultado.

Em Campina Grande são quatro locais de votação, de acordo com as regiões. Na região norte, o local de votação é na Escola Estadual Sólon de Lucena, no Centro. Na região sul, os eleitores devem se deslocar até a Escola Estadual Félix Araújo, no bairro da Liberdade. Na região leste, é a Escola Estadual Dona Nenzinha Cunha Lima, no bairro do Mirante. E na região oeste, o local de votação é a Escola Estadual Ademar Veloso, em Bodocongó. Os bairros correspondentes a cada região podem ser consultados no site da prefeitura.


G1

Postar um comentário

0 Comentários