Header Ads

CMCG

Educação Infantil de João Pessoa é destaque no Encontro Nacional do Mieib 2019


A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) participou, como parceira, do XXXV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib), que aconteceu até esta sexta-feira (4) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O Mieib é um movimento social que congrega fóruns de educação infantil nos 26 estados do País e no Distrito Federal, cujo objetivo é a melhoria da qualidade da educação infantil.
Participaram do encontro cerca de 250 profissionais das creches de João Pessoa, além de representantes das universidades, Organização Mundial da Educação Pré-escolar (Omep), representante das redes dos municípios, das Aldeias SOS, dos Conselhos de Direito, entre outros.
“A participação da Prefeitura de João Pessoa foi decisiva porque garantimos ao encontro material didático pedagógico, escriturário, onde também levamos nossas crianças para as apresentações culturais. Isso garantiu que o Fórum acontecesse com o sucesso que foi”, destacou a secretária da Sedec, Edilma da Costa Freire.
Durante o encontro, a coordenadora do Fórum de Educação Infantil do Estado da Paraíba, Adelaide Alves Dias, ressaltou o crescimento que a cidade de João Pessoa vem ganhando com novas unidades de ensino. “Esse desenvolvimento que a gente faz em nível de fórum propicia esse diálogo que é importante para a melhoria da educação infantil e é óbvio que o município de João Pessoa tem essa coisa do acesso a educação infantil, apesar de precisarmos de mais creches”, disse.
Investimento – Durante a atual gestão, o prefeito Luciano Cartaxo construiu 16 creches, municipalizou outras 27 unidades e requalificou outras 66 unidades, criando novas vagas. Com isso, a rede teve um crescimento de 4 mil para mais de 13.500 vagas na Educação Infantil da Capital.
Representante nacional – Quem também participou do evento foi o coordenador técnico da diretoria de Educação Infantil do Distrito Federal, Agailson Carlos de Andrade. Para ele, o que chamou a atenção no Encontro do Mieib foi o protagonismo das crianças da Educação Infantil de João Pessoa.
“O que mais eu fiquei admirado foi com o protagonismo das crianças, de viver a infância delas. Vimos isso claramente com a apresentação cultural das crianças da creche Estelina Nunes, um trabalho que nos mostra possibilidades do que fazer com crianças pequenas. O que eu percebi, e acho que nos inspira muito, é a forma como as crianças se posicionam. Eu acho que João Pessoa tem muito a nos ensinar com o trabalho que é feito com as crianças aqui”, disse.
Ao final do Encontro Nacional é produzido um documento com o posicionamento do Mieb frente às políticas educacionais e em seguida enviado não só para o Ministério de Educação (MEC), como também para todas as instâncias as quais essas políticas incidem, como a Câmara dos Deputados e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), entre outros órgãos e entidades.

Nenhum comentário