Alunos da rede municipal de ensino de JP vencem campeonato latino-americano e vão representar o Brasil na Robocup 2020 na França



Os alunos da escola municipal Duque de Caxias foram os grandes campeões da Competição Latino Americana e Brasileira de Robótica (LARC/CBR) encerrada neste sábado (26) e serão os representantes do Brasil no Campeonato Mundial de Robótica (Robocup 2020), que acontece no próximo ano na França. A comitiva de João Pessoa na competição contou com 60 alunos de 12 escolas, além de 15 profissionais da Educação, participando em diversas modalidades e mostrando o potencial das crianças da Capital paraibana, que têm o ensino de robótica em 100% das escolas da rede municipal da Capital.

“Nosso investimento em robótica está trazendo grandes resultados tanto no aprendizado das crianças como também nestas competições, que são a coroação de um esforço conjunto de nossos profissionais, da expansão da robótica para 100% da rede e do conhecimento adquirido pelos alunos. Sem sombra de dúvidas, este é o primeiro passo de um futuro promissor para estas crianças que se envolvem e tomam gosto pelo aprendizado de robótica, de tecnologias, e nos deixa muito felizes e orgulhosos desses resultados”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

A competição aconteceu na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e os 60 alunos das Escolas Municipais Duque de Caxias, Paulo Freire, Antônio Nominando Diniz, Antenor Navarro, Aníbal Moura, José Novais, Antônio Santos Coelho Neto, Frei Afonso, Analice Caldas, Afonso Pereira, Luiz Vaz de Camões e Santos Dumont, viajaram acompanhados de 15 profissionais da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), entre professores e integrantes da equipe da coordenação da Robótica Educacional . O investimento de R$ 265 mil foi custeado pela PMJP para passagens aéreas, hospedagem, alimentação e inscrições para a competição. Todos os alunos regressam neste domingo (27) para João Pessoa e chegam ao Aeroporto Castro Pinto às 18h30.

As equipes que representam a PMJP competem nas seguintes modalidades: Rescue Maze; On stage (dança com robôs); e Mostra Nacional de Robótica (MNR). A Equipe Fênix, formada pelos alunos Gustavo Ferreira da Silva, Eduardo Silva de Araújo e Victor Gabriel Coelho da Silva, da Escola Duque de Caxias, venceram a competição na modalidade On Stage (Dança com Robôs). Eles foram orientados pelos professores Tiago Araújo e Abimael Rocha.

Os alunos da escola Antônio Santos Coelho Neto também ganharam pela segunda vez consecutiva o vice-campeonato da mesma modalidade. Os alunos da escola Luís Vaz de Camões ficaram em 5° lugar, os alunos da Frei Afonso ficaram em 7° e os da Afonso Pereira, em 8° lugar.

Na Olimpíada Brasileira de Robótica, a equipe TIRELESS da escola Frei Afonso classificou-se entre as 10 melhores do Brasil, garantindo a 8° colocação e tornando-se a melhor equipe da Paraíba na modalidade. A mesma equipe também ganhou o prêmio de melhor programação da OBR. Na modalidade Rescue Maze, os alunos da Escola Frei Afonso ficaram em 5° lugar.

“Além de estarem participando de uma competição, as crianças vivem um importante momento de intercâmbio com alunos de diversas outras cidades e países,  estimulando ainda mais o aprendizado. São experiências muito importantes que estamos proporcionando aos alunos graças aos nossos investimentos e também aos esforços deles, que se destacam no conhecimento da robótica”, disse a secretária de Educação, Edilma da Costa Freire.

Conquistas – Em 2013, os alunos da Escola Municipal Apolônio Sales ganharam o 1º lugar na Competição Brasileira de Robótica, em Fortaleza, na categoria ‘Robocup Junior Dance Primary’. Em 2014, no Mundial de Robótica ocorrido aqui mesmo em João Pessoa, eles foram campeões da categoria ‘Super Team’.

Na RoboCup 2015, realizada na China, os alunos dessa mesma escola venceram a disputa no quesito ‘Interação Humana com Robô’. Em 2016, os alunos da Escola Municipal Moema Tinoco Cunha Lima conquistaram o 3º lugar na XIV Competição Latino-americana de Robótica (Larc), em Recife.

Em 2017, no Campeonato Latino-americano de Robótica, na cidade de Curitiba (PR), na categoria de Futebol, os alunos ficaram na terceira posição. Na categoria Dança foram três premiações: segunda, terceira e quarta colocação. No ano passado, a equipe Fênix, da Escola Municipal Duque de Caxias, conquistou o ‘Campeonato Latino-americano de Robótica 2018’. Neste ano, a Escola Municipal Frei Afonso foi campeã da XIII Olímpiada Brasileira de Robótica, etapa regional/estadual.

Postar um comentário

0 Comentários