Surdos participam de curso oferecido pelo SINE Municipal


O SINE Municipal em parceria com a Infogenius (Faculdade Rebouças) está oferecendo um Curso de Fabricação de Bolo para 20 alunos surdos, da Escola Estadual Áudio Comunicação - EDAC, localizada no Bairro do Catolé, no mês em que se comemora o Dia Nacional do Surdo.

As aulas serão ministradas nos dias 25 e 26 de setembro, das 14h às 17h, na unidade da Infogenius, na Avenida Canal. Ao final do curso, os alunos receberão os seus Certificados.

A escolha do mês de setembro para esse movimento de valorização da cultura surda não foi feita por acaso. O mês tem datas importantes para a comunidade surda, sejam elas lembranças das perdas do passado ou celebrações das conquistas:

6/9 e 11/9: lembram o Congresso de Milão de 1880, no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na educação dos surdos. Esse marco fez com que os surdos tivessem que se adaptar às línguas orais até que as línguas de sinais fossem novamente aceitas.

23/9: Dia Internacional das Línguas de Sinais. No Brasil, a data estimula a discussão da falta de acessibilidade em Libras tanto nos ambientes físicos quanto nos ambientes virtuais.

26/9: Dia Nacional do Surdo. O dia foi escolhido por ser a data de fundação do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), a primeira escola para surdos do Brasil!

30/9: celebra o Dia do Tradutor, no qual são feitas várias homenagens aos Intérpretes de Libras.

Postar um comentário

0 Comentários