Prefeito Romero Rodrigues prestigia desfile cívico-militar em homenagem à independência do Brasil


O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, prestigiou na manhã deste sábado (7) o desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil. A tradicional manifestação cívica, ponto alto da programação da Semana da Pátria, reuniu mais de seis mil pessoas integrantes de 58 instituições civis, militares, religiosas e escolares, que se apresentaram na avenida Floriano Peixoto, centro de Campina Grande. Das instituições participantes, estiveram presentes 21 escolas da rede municipal de ensino.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Educação, o desfile abordou o tema “Cidadania e Sustentabilidade”, parte do projeto pedagógico do Sistema Municipal de Ensino, enaltecendo o direito à cidadania e a importância das práticas de sustentabilidade para o meio ambiente.

O prefeito Romero Rodrigues destacou que com muito entusiasmo a população de Campina Grande participou do desfile, lembrando ser a data também de muita importância como momento de homenagem à Pátria e de reflexão sobre o sentimento de amor ao Brasil. “De fato, aqui temos momentos de estímulo ao patriotismo para todos os segmentos sociais, especialmente em relação às crianças”, acrescentou.

Por sua vez, o secretário municipal de Educação, Rodolfo Gaudêncio, afirmou que esta comemoração é de “notável relevância para a cidadania e para o despertamento do sentimento de patriotismo no seio da sociedade campinense”. Em sua visão, o governo municipal tomou mais uma vez esta iniciativa objetivando a preservação e a valorização dos valores cívicos. Sobre o tema do desfile, garantiu que “ele proporciona à comunidade uma mensagem de resgate de conceitos fundamentais para o exercício da cidadania”.

As atividades foram iniciadas, por volta das 7h30min, na Praça da Bandeira, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Paraíba e de Campina Grande, em ato procedido respectivamente pelo comandante do Trigésimo Primeiro Batalhão de Infantaria Motorizado, Adriano Araújo Bezerra; vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano e prefeito Romero Rodrigues.

Coube à Filarmônica Epitácio Pessoa executar os hinos Nacional, da Independência e de Campina Grande. Em seguida, ocorreu a revista às tropas no trecho da avenida Floriano Peixoto entre o viaduto e o Teatro Municipal Severino Cabral, por onde também passaram as instituições programadas para este 7 de setembro.

Após a revista, aconteceu o desfile, que arrancou aplausos dos campinenses que prestigiaram as comemorações patrióticas. Quem primeiro desfilou foi a Filarmônica Epitácio Pessoa, vindo em seguida à Escola Municipal Vitória Uchôa e diversas outras instituições, a exemplo da APAE, Exército, Corpo de Bombeiros, Política Militar, STTP, escoteiros e demais entidades civis e militares. Todas receberam troféus de participação, entregues pelas autoridades.
Além de enaltecerem os valores patrióticos, as entidades prestaram diversas homenagens a personalidades marcantes da vida campinense, a exemplo da ex-presidente da APAE, Margarida Maria Rocha; ao saudoso artista Jackson do Pandeiro, cujo centenário de nascimento é comemorado em 2019; os clubes de futebol da cidade (Treze e Campinense). Também houve o desfile da miss mirim de Campina Grande, Emily Raiane da Farias Cruz, de sete anos, e outros atrativos que marcaram a programação cívica do 7 de setembro em Campina Grande.

Durante as comemorações, o prefeito Romero Rodrigues contou em sua companhia com vários auxiliares do governo municipal, a exemplo dos secretários Rodolfo Gaudêncio (Educação), Teles Albuquerque (Juventude, Esporte e Lazer) e Geraldo Nobre (Sesuma); presidente do IPSEM, Antônio Hemano; vereadores, entre outras autoridades municipais.

Desfiles nos Distritos

Além do desfile no centro de Campina Grande, também serão realizados desfiles cívicos-militares nos distritos de Galante e São José da Mata, mantendo a tradição de descentralizar as comemorações do 7 de Setembro desde 2013.
Em Galante, o desfile vai acontecer na tarde deste sábado (7), a partir das 14h, com a participação de 24 entidades, representadas por um público de, aproximadamente, 2,5 mil pessoas.

Já em São José da Mata, o desfile vai acontecer na tarde do domingo (8), a partir das 14h, com a apresentação de 28 entidades reunindo, no desfile, cerca de 3 mil pessoas.

Postar um comentário

0 Comentários