MEC libera 55 bolsas de pós-graduação da Capes para instituições de ensino da Paraíba


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) desbloqueou 55 bolsas de incentivo à pesquisa para estudantes de pós-graduação de instituições da Paraíba. As bolsas estão entre as 3.182 liberadas pelo Ministério da Educação (MEC), conforme anunciou o ministro Abraham Weintraub.
As bolsas desbloqueadas são referentes aos cursos com notas 5,6 e 7 na avaliação do MEC. Somando os três cortes, as instituições de Ensino Superior da Paraíba tinham perdido pelo menos 580 bolsas em 2019. Mesmo com o desbloqueio, o saldo da Paraíba é de 525 bolsas de pesquisa científica suspensas nesse momento. No Brasil outras 8.692 bolsas continuam bloqueadas.
No caso da UFPB foram cortadas 34 bolsas da CAPES e 4 do CNPq. Já na UFCG a guilhotina alcançou ainda mais estudantes: das 269 bolsas de doutorado, mestrado e pós-doutorado disponíveis na instituição, sobraram apenas 84.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que o acordo foi firmado com o Ministério da Economia, mas não detalhou de onde virá o dinheiro. “Os detalhes, temos que esperar o Orçamento-Geral da União. A construção do orçamento é dinâmica”, comentou.


Com informações do G1PB ***

Postar um comentário

0 Comentários