Há 18 anos o mundo assistia ao maior atentado terrorista da história



Em 11 de setembro de 2001, terroristas da Al-Qaeda, sob o comando de Osama Bin Ladem, promoveram o maior atentado contra os Estados Unidos da América, lançando dois aviões contra os prédios do World Trade Center – Torre Gêmeas – na cidade de Nova Iorque. O evento, considerado o maior atentado terrorista de todos os tempos, mudou o rumo da história, com o início de uma guerra contra o terror que dura até hoje.

Passados 18 anos, estudos revelam que as consequências do atentado não foram, apenas, geopolíticas. É que, além do número de mortes – mais de 3 mil mortos e mais de 6 mil feridos –, milhares de pessoas desenvolveram câncer e outros males graves, sobretudo de pulmão, devido à nuvem tóxica que planou por semanas sobre o sul da ilha de Manhattan.

O julgamento dos cinco homens acusados de planejar os ataques de 11 de setembro de 2001 está agendado para acontecer em janeiro de 2021, na base militar americana de Guantánamo, localizada na ilha de Cuba.

O ataque terrorista não se restringiu às torres gêmeas. Um outro avião atingiu o Pentágono, enquanto outra aeronave suspeita foi abatida por caças americanos. O Pentágono é a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, localizado no condado de Arlington, Virgínia, através do rio Potomac, em Washington, DC.

Postar um comentário

0 Comentários