Estudante paraibana que tirou nota mil na redação oferece tutoria online para o Enem 2019


Após conseguir tirar nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a nota máxima da prova, em 2015, e realizar o sonho de cursar medicina, com ajuda do bom desempenho na matéria, a jornalista Cecília Lima hoje ajuda outros estudantes com uma tutoria virtual de redação. Ela concilia o serviço com as aulas da nova graduação, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Rio Grande do Sul.

Além da tutoria online, Cecília também dá dicas por meio das redes sociais. Entre as orientações, a estudante nota mil aconselha a conhecer as cinco competências exigidas na correção da redação.

“Sabendo quais são as habilidades exigidas, é preciso partir para a escrita e fazer vários exercícios, pois só treinando bastante é possível condicionar o raciocínio para conseguir desenvolver temas com qualidade em pouco tempo”, explica.



Com o sonho de estudar medicina sendo realizado, Cecília reforça que, para aqueles que desejam cursos muito concorridos, se sair bem na redação é fundamental.

"A UFPB não faz média ponderada, faz uma média simples. Soma as notas nas provas e divide por 5. Em outras instituições há pesos diferentes para as diferentes áreas do conhecimento... como é o caso da FURG (onde eu estudo), que destina peso 3 à prova de redação. Para quem quer um curso concorrido como medicina, ir muito bem na redação é praticamente uma exigência", diz a estudante.

O serviço surgiu como uma forma de compartilhar os conhecimentos e oferecer ajuda a um custo baixo a outros estudantes, com dicas que a ajudaram a conquistar a nota máxima. A tutoria pela internet funciona de forma simples. Cecília envia a proposta de tema da redação, o aluno escreve e envia uma foto do texto manuscrito. A partir daí, Cecília corrige e dá nota de acordo com os critérios cobrados pelo Enem.

Além da correção, Cecília devolve o espelho da redação com destaques grifados, orientações por áudio e envia apostilas com dicas feitas por ela mesma. A estudante também fica disponível pra tirar dúvidas dos alunos. A cobrança do serviço é feita por cada correção.



G1

Postar um comentário

0 Comentários