Alunos de projeto da PMJP se apresentam em São Paulo a convite do maestro João Carlos Martins


Um sonho que se torna realidade para 42 crianças e adolescentes do projeto Ação Social pela Música de João Pessoa, que embarcam para São Paulo nesta sexta-feira (6), onde se apresentam no domingo (8), às 12h, no Teatro Municipal, um dos mais importantes do Brasil, abrindo o concerto da Orquestra Bachiana Filarmônica, regida pelo maestro João Carlos Martins.
 
Os alunos foram convidados pelo próprio maestro João Carlos Martins, quando esteve em João Pessoa como convidado especial da 6ª edição do Festival Internacional de Música Clássica, em 2018. Na ocasião, ele visitou as unidades do projeto em Mangabeira e Alto do Mateus e, regendo as orquestras, ficou encantado com o trabalho desenvolvido nas unidades que conheceu.
 
Todas as crianças e adolescentes viajam para São Paulo com autorização dos pais e da Vara da Infância e Juventude, na companhia de coordenadores, professores e membros da equipe de apoio, os quais serão uma espécie de monitores de pequenos grupos de alunos, com o objetivo de dar mais segurança nos deslocamentos nos aeroportos, restaurantes e passeios culturais que serão realizados.
 
Os 42 alunos – 14 da unidade do Alto do Mateis e 28 da unidade de Mangabeira –, que estudam instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), serão regidas pelos maestros Samuel Galvez Espinosa e Hector Rossi, coordenadores das unidades de Mangabeira e Alto do Mateus, respectivamente, e pelo maestro João Carlos Martins.
 
Nesta apresentação no Teatro Municipal de São Paulo, a primeiro que fazem fora Estado, os alunos vão executar músicas que fizeram sucesso nas telas do cinema e TV como “Games of Thrones” (Ramin Djawadi), “The Avengers” (Alain Silvestri) e pérolas do repertório Armorial, como “No Reino da Pedra Verde” (Clóvis Pereira) e “Toada e Desafio” (Capiba), dentre outras composições.
 
Para os alunos do projeto Ação Social pela Música, que saem de João Pessoa pela primeira vez para se apresentar fora da cidade, essa apresentação no Teatro Municipal de São Paulo, um dos mais importantes espaços de cultura do Brasil, representa uma recompensa e só é possível graças ao trabalho de toda a equipe da Ação Social e ao esforço de todas as crianças e adolescentes e apoio incondicional dos pais e responsáveis.
 
É o que revela Carlos Eduardo Melo Carvalho, o Cadu, de 16 anos, que começou no projeto em 2015, quando tinha 12 anos, e hoje é um dos alunos mais experientes. Ele estuda viola clássica na unidade de Mangabeira, é estagiário da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e bolsista da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba.
 
“Essa viagem vai ser um compromisso profissional incrível. O Teatro Municipal de São Paulo é um dos maiores palcos da música clássica nacional e vai ser incrível poder mostrar o que nossa orquestra sabe fazer. Sou um dos alunos mais velhos do projeto e estou muito ansioso para representar minha cidade ao lado dos meus amigos”, disse Carlos Eduardo.
 
Segundo o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, o convite para participar desse concerto é fruto do trabalho sociocultural desenvolvido pela PMJP em benefício do povo de João Pessoa, com este projeto que vem transformando vidas e que foi apresentado ao maestro João Carlos Martins, durante o Festival de Música Clássica do ano passado, e que é um dos mais importantes para a política cultural do Município.
 
“É uma honra receber este convite tendo partido de um dos maiores nomes da música do nosso País e podermos levar essas crianças para se apresentarem no Teatro Municipal de São Paulo, que é um templo da cultura no Brasil e na América Latina. Certamente será uma experiência inesquecível para todos nós”, afirmou Maurício Burity.
 
Ação Social pela Música – O projeto é mantido integralmente pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), atendendo crianças e adolescentes com idade de 6 a 16 anos, aliando o ensino da música à educação formal, num sistema de jornada complementar à escola.
 
O projeto Ação Social pela Música funciona em João Pessoa desde 2015 e atende atualmente cerca de 300 crianças nas quatro unidades da Capital. Além das aulas práticas e teóricas de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h, os alunos têm aulas de reforço escolar (Português e Matemática).
 
Na Unidade 1 (Alto do Mateus) e na Unidade 2 (Mangabeira) os alunos aprendem a tocar instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Já na Unidade 3 (Gervásio Maia), estudam flauta doce, e na unidade 4 (Bairro dos Novais), estudam metais (trompete, trombone, tuba e trompa).
 
Confira o programa da apresentação do Ação Social pela Música no Teatro Municipal de São Paulo
 
Programa
 
Ramin Djawadi – “Games of Thrones”
 
Alan Silvestri – “The Avengers”
 
Clóvis Pereira – “No Reino da Pedra Verde”
 
Capiba – “Toada e Desafio”
 
Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira – “Asa Branca”

Postar um comentário

0 Comentários