STJD recebe denúncia do ABC e pede esclarecimentos de CBF e Treze sobre caso Celso Teixeira


O segundo capítulo da novela envolvendo o técnico Celso Teixeira, o ABC, o Treze e a Série C do Campeonato Brasileiro já está no ar. É que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) já recebeu a denúncia do Alvinegro potiguar e deu prazo de dois dias para que o Departamento de Competições da CBF e o Galo da Borborema se manifestem sobre a situação do treinador ao assumir o time paraibano na Terceirona. O ABC alega que Celso cometeu irregularidade ao comandar o Treze à beira do campo na partida diante do Confiança, pela 17ª rodada da competição nacional, e, por isso, pleiteia que o clube paraibano seja punido com perda de pontos e o consequente rebaixamento.

A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do STJD, que indicou que o procedimento agora é aguardar a CBF se manifestar sobre a real situação de Celso Teixeira, que estava suspenso e não poderia comandar o Treze do banco de reservas, contra o Confiança. Da mesma forma, o clube de Campina Grande também vai precisar esclarecer o motivo de ter colocado o treinador na área técnica durante aquela partida, que terminou com vitória do Galo, por 2 a 0.

Após o encerramento da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro, que aconteceu no último sábado para o Grupo A, o ABC logo notificou o STJD por suposta irregularidade do técnico Celso Teixeira. A denúncia do clube de Natal se baseia no fato de o treinador ter sido suspenso por três partidas e, assim, não ter podido comandar a equipe paraibana nos três jogos finais da Terceirona.


A punição de Celso se deu ainda do primeiro semestre, quando ele comandava o Central de Caruaru e foi expulso na partida contra o Atlético-CE, no dia 9 de junho, pela Série D do Brasileiro. Ele até cumpriu a suspensão automática no jogo seguinte, diante do Jacuipense, no dia 15 de junho. Posteriormente, o clube de Caruaru acabou eliminado da Série D.

Acompanhe o dia a dia do Galo
No início de julho, Celso Teixeira foi julgado pelo próprio STJD, sendo condenado a 30 dias e três jogos de suspensão, além de uma multa de R$ 5 mil.

O problema foi que um mês depois, o comandante foi anunciado pelo Treze para comandar o time na reta final da Série C, com a missão de livrar o clube do rebaixamento que parecia iminente. Ele não foi para a área técnica no jogo contra o Ferroviário, no dia 11 de agosto, pois ainda não estava regularizado. Porém, contra o Confiança, Celso comandou do banco, assinando a súmula, mesmo precisando cumprir outras duas partidas de suspensão.

O ABC se baseia no Regulamento Geral das Competições 2019, pede um tratamento igual entre técnicos de futebol e jogadores e argumenta que o Treze infringiu o artigo 214 do Código Brasileiro da Justiça Desportiva (CBJD), que tem como possível pena a perda de seis pontos. No último sábado, Celso Teixeira não esteve à beira do gramado no comando do Treze, na partida contra o Botafogo-PB. O Treze teria sido notificado pelo STJD quanto a esse recurso do ABC.

Se o pleito do ABC for atendido e o Treze perder mesmo seis pontos, o clube potiguar tomaria a oitava colocação do Grupo A, se livrando do descenso e empurrando a agremiação da Paraíba para a quarta divisão. O GloboEsporte.com conversou com um especialista no assunto, que afirmou que Celso Teixeira realmente estava irregular, mas que o clube não deve perder pontos, apenas ser multado pela infração. O fato é que até o STJD decidir se vai ou não abrir denúncia, ainda vai ter muito pano para manga.


G1esporte

Postar um comentário

0 Comentários