Pesquisadora alerta para cuidados com descarte de medicamentos vencidos

Um projeto da Universidade Estadual da ParaĆ­ba (UEPB) visa alertar para os cuidados essenciais com o descarte de medicamentos vencidos. De acordo com a professora Vera LĆŗcia, que integra o departamento do curso de QuĆ­mica da instituiĆ§Ć£o, o projeto teve inĆ­cio no ano de 2016.
A professora disse que, em princĆ­pio, foi realizado um diagnĆ³stico de como estava a cidade com relaĆ§Ć£o ao assunto.
– NĆ³s constatamos que existiam esses medicamentos vencidos nas residĆŖncias e se existiam ou nĆ£o pontos de coleta na cidade. TambĆ©m percebemos que, praticamente, uma Ćŗnica farmĆ”cia disse que recebia os medicamentos, mas nĆ£o tinha pontos de coleta. Depois, em maio deste ano, tivemos uma audiĆŖncia pĆŗblica. Como achamos necessĆ”rio atualizar os dados, fizemos novamente um diagnĆ³stico com as farmĆ”cias e detectando um aumento, mas permanecendo sem o ponto de coleta em si. Algumas farmĆ”cias passaram a receber e outras nĆ£o – detalhou a professora.
Durante entrevista Ơ RƔdio CBN FM, a pesquisadora tambƩm informou de leis existentes em torno do tema.
– Aqui em Campina Grande ainda nĆ£o existe a lei. No entanto, existe uma lei estadual 9.646/2011, assim como as leis nacionais. O plano nacional de resĆ­duos regulamenta os resĆ­duos sĆ³lidos e, a partir dela, outras leis estĆ£o no Congresso – disse Vera LĆŗcia.
Ela explicou que a pesquisa, alĆ©m do alerta com os medicamentos vencidos, objetiva que a populaĆ§Ć£o possa ter conhecimento de que postos de saĆŗde, farmĆ”cias e drogarias possam receber esses medicamentos.
– As pessoas que antes se desfaziam dos medicamentos jogando-os no lixo, poderĆ£o, em breve, encaminhĆ”-los para esses locais. Ao mantĆŖ-los em casa, existe o risco de crianƧas ou idosos tomarem essa medicaĆ§Ć£o vencida. Em alguns casos, pode gerar alergias. Caso eles [os remĆ©dios] caiam em rios, na Ć”gua, pode-se gerar bactĆ©rias, e assim, causando mais danos Ć  saĆŗde – explicou ela.
A expectativa Ć© que a CĆ¢mara Municipal de Campina Grande (CMCG) transforme os estudos em lei municipal.

Postar um comentƔrio

0 ComentƔrios