Ex-secretária Iolanda Barbosa garante que vai provar inocência, em investigação da Famintos


Com uma voz serena e aparentando tranquilidade, a ex-secretária de Educação de Campina Grande Iolanda Barbosa disse ao blog, na noite desta terça-feira (06), que vai provar ser inocente ao final das investigações da Operação Famintos, desencadeada pelo Ministério Público Federal e pela Polícias Federal e que apura fraudes na merenda escolar e em licitações de Campina Grande.

Depois de ter pedido exoneração da Secretaria, Iolanda já se apresentou na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), instituição na qual ela é professora efetiva e dá aulas de sociologia. Ela deverá voltar às salas de aula nos próximos dias.

Desde que foi alvo de um mandado de prisão temporária, expedido pela Justiça Federal, a ex-secretária tem recebido o apoio de internautas nas redes sociais. Nas ruas, não tem sido diferente. Em poucos minutos em que esteve em contato com o blog, no Centro da cidade, a professora recebeu a solidariedade de amigos e de desconhecidos que passavam pela rua. Foi abraçada por pelo menos quatro vezes.

A operação Famintos

As investigações foram iniciadas a partir de representação autuada no MPF, que relatou a ocorrência de irregularidades em licitações na Prefeitura de Campina Grande (PB), mediante a contratação de empresas “de fachada”. Com o aprofundamento dos trabalhos pelos órgãos parceiros, constatou-se que desde 2013 ocorreram contratos sucessivos, que atingiram um montante pago de R$ 25 milhões.

Além da merenda escolar, as contratações incluíam o fornecimento de material de higiene e de limpeza para outras áreas de governo (Saúde, Assistência Social e outras áreas). A CGU, durante auditoria realizada para avaliar a execução do PNAE no município, detectou um prejuízo de cerca de R$ 2,3 milhões, decorrentes de pagamentos por serviços não prestados ou aquisições de gêneros alimentícios em duplicidade no período de janeiro de 2018 a março de 2019.



jornaldaparaiba

Postar um comentário

0 Comentários