Se Liga no Enem Festival realiza edições em Itaporanga e Água Branca e reúne mil estudantes


A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) realizou, no último sábado (27), a 10ª e a 11ª edições do programa Se Liga no Enem Festival, que reuniu mil estudantes concluintes e ex-estudantes da rede estadual de ensino na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por meio de oficinas, laboratórios, aulas de revisão, games, entre outras atividades.
 
Os eventos aconteceram, simultaneamente, nas cidades de Água Branca, na 11ª Gerência Regional (GRE) e Itaporanga, na 7ª GRE, com 300 e 700 estudantes, respectivamente. Na ocasião, foram premiados os alunos vencedores do II Concurso de Redação, que teve como tema a “Educação emocional no combate à ansiedade a à depressão”. Os estudantes, junto aos professores, que atingiram as dez melhores notas, receberam certificados, e os três primeiros ganharam medalhas, troféus e brindes. As redações são desenvolvidas nas escolas e selecionadas por Gerência.

Foram premiados Arthur de Lima Pimenta, em primeiro lugar, com 960 pontos, da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Obdúlia Dantas, da 8ª GRE; em segundo lugar, David Anderson da Silva, da ECIT Monsenhor Vicente Freitas, com 940 pontos, da 13ª GRE, e em terceiro lugar, Patrícia Lopes Tomé de Sousa, da ECIT Nobel Vita, com 920 pontos, da 7ª GRE.

Evellyn Gislaine Alves, da Escola Padre Manoel Otaviano, da cidade de Ibiara, participou do Se Liga em Itaporanga. Para ela, “além da preparação, a gente consegue ter contato com alunos de outras escolas, é uma troca de aprendizado, eu acho muito importante que o Estado tenha essas iniciativas”, explicou.
Para o aluno Francicleudo de Oliveira, da mesma escola de Evellyn, o Se Liga no Enem Festival é uma motivação especial para os estudantes do Sertão. “Os alunos do Sertão, muitas vezes são desmotivados pela família, pelos amigos, que não conseguiram chegar ao ensino superior. O Se Liga no Enem está aqui para quebrar esse paradigma e nos dizer que nós podemos”, avaliou.

O Se Liga No Enem -  é um programa do Governo do Estado da Paraíba, que por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia atua em vários formatos: ‘SeLigaNoEnem Festival’, com 28 edições festivais aos sábados em todas as 14 Gerências Regionais, com 17.600 alunos envolvidos; ‘SeLigaNoEnem na Escola’, com 64 polos presenciais de aulas para escolas regulares e integrais, abrangendo mais de 9 mil alunos; ‘SeLigaNoEnemEgressos’ (ex-alunos), com 1.770 vagas para alunos que concluíram o ensino médio na rede estadual, sendo 720 para aulas presenciais em quatro polos, e outras 1.050 para Ensino à Distância (EAD); ‘Núcleo de Redação’, com produção de uma redação por mês simultaneamente em todo o estado, envolvendo 412 escolas e mais de 29 mil estudantes; e ‘Simulados’, com realização de dois simulados, um em maio e outro em agosto, dentro das competências e habilidades do Enem.

Postar um comentário

0 Comentários