"“Que raiva. E se todo mundo descobre”, diz jornalista do Intercept após adulterações de Greenwald"


Oswaldo Eustáquio e Hugo Alves
Nesta quinta reportagem da série vamos mostrar trechos gravados dos jornalistas do site The Intercept Brasil que revelam que eles trocaram mensagens atribuídas ao procurador Deltan Dellagnol e também que os jornalistas estão amedrontados. E o medo é de Gleen Greenwald, o dono do Intercept.
Para quem não acompanhou as outras matérias, vou lembrar que os áudios, que já estão em posso do Ministério Público Federal e podem ser periciados, foram gravados na cafeteria Starbucks do Anhembi em São Paulo durante o Congresso de Jornalismo Investigativo da Abraji em que este colunista Oswaldo Eustáquio – oswaldojor (twitter) esteve presente pelo terceiro ano consecutivo.

Nestas gravações, os jornalistas da Intercept admitem ter trocados trecos de Dellagnol, mostram insatisfação e medo com relação a Greenwald. Em determinado trecho a jornalista Bruna Delara diz: “Que raiva. E se descobrirem a gente”. Demori, o editor executivo diz que queria xingar o jornalista americano que havia adulterado trechos e irritado os jornalistas. Mas no final, frustrados, Bruna diz “É ele quem manda”.
Já revelamos em matérias anteriores em áudios que podem ser periciados e já estão em poder do MPF que Demori admite que Gleen errou tudo em pelo menos uma matéria. Nomes, datas, blocos, citação, enfim, tudo.
A partir deste farto material jornalístico realizado pelo página República de Curitiba, Agora Paraná/UOL e Renews temos subsídios para acreditar que Greenwald e sua turma estão dormindo pouco, pois logo podem ser descobertos em um uma história onde o hacker criminoso pode estar mais perto do que se imagina. “O hacker não veio hoje”, disse Demori em um dos áudios revelados por este canal. Mais um, menos um. A casa dos corruptos está prestes a cair.



agoraparana.uol

Postar um comentário

0 Comentários