Justiça anula ‘nova’ eleição na Câmara Municipal de Santa Rita; ex-procurador da Casa já havia alertado sobre ilegalidade


Assim como antecipado pelo ex-procurador Geral da Câmara Municipal de Santa Rita, o advogado Rafael Lucena de Brito, que alertou para a ilegalidade da uma nova eleição da Mesa Diretora da Casa, a juíza Israela Cláudia da Silva Pontes Asevedo, da 5ª Vara Mista de Santa Rita reforçou o mesmo entendimento e decidiu, nesta quinta-feira (04), tornar nula a eleição ocorrida na manhã de hoje, realizada à revelia da Justiça, e que elegeu o vereador Cicero Medeiros como novo presidente em decorrência do afastamento provisório do presidente Gustavo Santos, na última sexta-feira (28).
A magistrada julgou um Embargo de Declaração impetrado pelo vereador Sebastião do Sindicato alegando “obscuridade” na decisão da juíza Virgínia Fernandes que, segundo o parlamentar, teria sido omissa em seu parecer quanto à questão do preenchimento da vacância temporária causada pelo afastamento de Gustavo Santos.
CLIQUE NO LINK E VEJA A PETIÇÃO ACATADA PELA JUÍZA 
O vereador questionou o trecho em “que a condução interina da Presidência recaia sobre o último presidente, em estrita observância no artigo 15, do Regimento Interno da Casa”.
Nesta quinta, Israela Asevedo rejeitou os embargos de Bastinho alegando não haver obscuridade na sentença da juíza Virgínia e cravou:
“Acontece que  o citado artigo foi exatamente utilizado como diretriz do procedimento a ser adotado pela Câmara Municipal para a substituição do Vereador afastado temporariamente, desta forma a aludida decisão respeita e resguarda a independência da casa legislativa”, disse Israela Asevedo em seu despacho.
E concluiu.
“Esclareço que o afastamento do Vereador SAULO  GUSTAVO SOUZA SANTOS tem CARÁTER PROVISÓRIO, concedido em sede de TUTELA DE URGÊNCIA, assim sendo, a decisão deve ser cumprida em seus exatos termos, devendo a Câmara Municipal de Santa Rita, através do seu representante em exercício ou por decisão do  plenário da casa, ABSTER-SE de convocar e realizar novas eleições ou caso já tenha ocorrido TORNE SEM EFEITOS a mesma, imediatamente, assim como todos os atos subsequentes”, conclui a juíza.
O advogado e Procurador exonerado da Câmara,  Rafael Lucena, já havia antecipado o tema desde o início da semana, quando afirmou peremptoriamente que uma eventual eleição sob as atuais condições converteria-se em ato nulo por se tratar do que chamou de “flagrante ilegalidade”.
“A decisão liminar de caráter provisório proferida pela Juíza Substituta da 5a Vara Mista da Comarca de Santa Rita, baseada apenas na Lei Orgânica do Município, não anulou a Eleição da Mesa Diretora (questão de mérito), determinou, apenas, o afastamento do Presidente Eleito de forma legal e com 18 votos favoráveis de um total de 19.
Realizar novas Eleições nesse momento é ilegal, inoportuno e, infelizmente, demonstra a ansiedade de assumir o Poder de forma arbitrária, sem respaldo jurídico e sem determinação judicial nesse sentido”, antecipou Rafael. As informações são do portal News Paraíba

Postar um comentário

0 Comentários