Gari que se formou em História na UEPB participa de programa da Rede Globo

Um gari do município de Pirpirituba se formou no curso de História pela Universidade Estadual da Paraíba, e defendeu o Trabalho de Conclusão de Curso que emocionou professores e colegas.
Apaixonado por História, pela poesia e leitura desde cedo o gari tentou ingressar na graduação em 2006, mas não conseguiu. De infância humilde, Edinilson também é filho de gari, e após encerrar o ensino médio começou a trabalhar no comércio, mas não desistiu de fazer um curso superior.
A realização do sonho ocorreu no ano de 2013 quando ingressou na UEPB. Com dois anos de curso, já começou a pensar o tema do TCC e, fazendo pesquisas na internet, achou um no qual se identificou: ‘A Invisibilidade do Trabalho nas Ruas’.
Baseado em um estudo de um psicólogo formado na USP, o tema chamou atenção de Edinilson que construiu a tese e apresentou no último mês de junho.
No dia da defesa do TCC, o gari foi vestido a caráter e presenteou aos membros da banca com um boneco de um gari carregando livros.
A atitude chamou atenção da imprensa nacional e na última semana, o profissional esteve no palco do programa Encontro com Fátima Bernardes, na Rede Globo.
Ele disse que também no curso sentia olhares diferenciados quando dizia sua profissão.
– Já sentia na pele a indiferença, os olhares, a falta de atenção da sociedade. Então fui pesquisar sobre a temática da invisibilidade social. Encontrei apenas um psicólogo, formado na USP, que defendeu também o tema. Me apaixonei pela tese, parecia que estava falando para mim. Mesmo usando uma farda chamativa como essa, as pessoas não enxergam os garis, não cumprimentam. Então isso é frustrante – disse.
Na ocasião do programa, Edinilson ainda declamou uma poesia feita exclusivamente para o programa global.
*Com informações da TV Cabo Branco

Postar um comentário

0 Comentários