Romero formaliza parceria que escolheu Campina Grande como um dos seis municípios do Brasil referência em desenvolvimento regional


O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, assinou na manhã desta terça-feira (11), no auditório do Sebrae, o memorial de entendimento que formaliza a parceria entre o município, o governo federal e o Projeto ANDUS (Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Sustentável no Brasil). O projeto destina-se a identificar os principais problemas, vocações e potencialidades do município. Estes temas serão discutidos até amanhã (12) durante oficinas que reúnem técnicos do município, com representantes do governo federal e da GIZ., que é a agência alemã de cooperação para o desenvolvimento sustentável.

Durante a abertura da oficina desta manhã, o prefeito Romero Rodrigues foi acompanhado pelos secretários Diogo Lyra (Planejamento), Bruno Cunha Lima (Chefia de Gabinete), Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico), Renato Gadelha (Agricultura), Geraldo Nobre (Sesuma), Lucas Ribeiro (Ciência e Tecnologia), Carlos Marques Dunga, secretário adjunto da Seplan, e Denise Sena (Coordenadoria do Meio Ambiente).

Representando o governo federal, estava presente Ana Paula Bruno, coordenadora-geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana, do Ministério do Desenvolvimento Regional/MDR). Pela GIZ, o executivo Günther Wehenpohl.

Ao abrir o evento, o secretário municipal de Planejamento, Diogo Lyra, destacou a importância da iniciativa para o levantamento de metas, práticas e sugestões para o desenvolvimento de ações importantes destinadas ao progresso local em várias áreas, objetivando-se um desenvolvimento urbano sustentável.

Em breve exposição, Ana Paula Bruno destacou que Campina Grande é uma das poucas cidades selecionadas no Brasil para a realização do Projeto ANDUS, que tem como base a sustentabilidade, especialmente em setores como economia, ecologia, cultura e desenvolvimento social. Em sua visão, Campina Grande é uma cidade diferenciada, por ser um reconhecido polo de progresso regional, merecendo ser contemplada com parcerias que vão impulsionar a cidade em vários setores econômicos.

Por sua vez, o prefeito Romero Rodrigues garantiu que por meio desta parceria “Campina Grande tem muito o que contribuir e também aprender com os técnicos nacionais e internacionais, sobretudo quanto a questão do desenvolvimento econômico associado a questões como sustentabilidade, meio ambiente e ações de inclusão social”.

Para o prefeito, o município tem grande potencial econômico-social, mesmo porque já conquistou a condição de referencial em diversos setores, a exemplo do campo tecnológico, pois aqui estão sediadas instituições científicas importantes como a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). “Por isso, mediante esta parceria nacional e internacional, a nossa administração tem muito a ganhar, o que, certamente, vai resultar em projetos fundamentais para que a cidade avance cada vez mais”, concluiu.

Postar um comentário

0 Comentários