Professora lança livro sobre o São João de Campina Grande nesta quinta-feira


O lançamento dos festejos juninos de 2019 da Vila Sítio São João, que acontece nesta quinta-feira (6), às 9h, também terá espaço para a literatura. O livro “O Maior São João do Mundo - Multifaces de uma Grande Festa Brasileira”, da doutora Zulmira Nóbrega, vai ser apresentado à imprensa e toda sociedade campinense na mesma solenidade.
A obra é produto da tese de doutorado da professora e trata o São João de Campina Grande como um megaevento e mais expressiva festa cultural do ciclo junino do Nordeste, um grandioso espetáculo que projeta Campina Grande e a Paraíba para todo o Brasil e o exterior.
Segundo a autora, a publicação explica os complexos mecanismos que envolvem os grandes eventos festivos brasileiros da contemporaneidade. O livro se propõe também a falar sobre as festas públicas do Brasil, como as celebrações que acontecem em diferentes cidades e regiões do País, a exemplo das “Oktoberfests”, com destaque para a comemoração de Blumenau (SC), Festa de Peão de Boiadeiro de Barretos (SP), Círio de Nazaré, Belém (PA), Festa da Uva de Caxias do Sul (RS).
O livro também se destaca na edição gráfico-editorial com belas imagens do evento de Campina Grande, entre elas deslumbrantes registros dos fotógrafos campinenses Xico Morais e Leonardo Silva. A editora responsável, uma das maiores do país, é a Appris, de Curitiba (PR), que está distribuindo a obra no mercado nacional e internacional.
A autora
Zulmira Nóbrega Piva de Carvalho é graduada em jornalismo, mestra em comunicação e semiótica, e doutora em Cultura, e faz parte do corpo docente do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com atuação na graduação e na pós-graduação, inclusive como atual coordenadora do Mestrado Profissional em Jornalismo, o primeiro do país em tal segmento.

Postar um comentário

0 Comentários