Previdência: tempo mínimo de contribuição de mulheres deve passar de 20 para 15 anos, diz relator


O relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira, afirmou nesta quarta-feira (12) que deve propor no parecer reduzir de 20 para 15 anos o tempo mínimo de contribuição para as mulheres poderem se aposentar.
Samuel Moreira deu a declaração em uma entrevista coletiva na Câmara, após ter se reunido com o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e outros parlamentares. O parecer sobre a proposta será apresentado à comissão especial nesta quinta (13).
"A média de aposentadoria de uma mulher por tempo de contribuição é de 18 anos. Então, nós não vamos deixar os 20 anos propostos para mulheres e devemos levar a 15 anos, que é um desejo das mulheres desta Casa. Não é só um desejo, é um dado científico e importante", declarou o relator.
Moreira destacou, no entanto, que não fará mudanças na idades mínimas para aposentadoria: 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.
Pouco antes de Samuel Moreira dar as informações, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o regime de capitalização proposto pelo governo ficará fora da reforma e que o tema voltará a ser discutido no segundo semestre.
Segundo Samuel Moreira, além da capitalização, ficarão fora do parecer as propostas do governo sobre:
  • mudanças na aposentadoria rural;
  • mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • a chamada "desconstitucionalização da Previdência".

Professoras

O relator disse que está "lutando muito" para atender à solicitação de deputados que querem diminuir a idade de aposentadoria da mulher professora, de 60 para 57 anos.

G1

Postar um comentário

0 Comentários