Prefeito de Florianópolis é preso suspeito de organização criminosa


O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (MDB), foi preso na manhã de hoje suspeito de participar de uma organização criminosa que violaria o sigilo de operações policiais em Santa Catarina, além de supostamente participar de um esquema para bloquear investigações de órgãos públicos.
Ele foi detido pela Polícia Federal na operação Chabu, que cumpre mais seis mandados de prisão. Além do prefeito, também foi preso o delegado da PF Fernando Caieron e o ex-secretário da Casa Civil Luciano Veloso Lima, que atuou na gestão Pinho Moreira (MDB), que governou Santa Catarina no ano passado, substituindo Raimundo Colombo que se candidatou ao Senado.
Procurado pelo UOL, a assessoria da prefeitura disse que Gean Loureiro não tem ligação com os atos investigados na operação, que ele concordou em prestar as informações necessárias e que está aguardando para depor na Polícia Federal. A reportagem tenta contato com a defesa dos outros investigados.
O nome dado à operação significa dar problema, falha no sistema. O termo era empregado por alguns investigados para avisar sobre a existência de futuras operações policiais.
De acordo com a PF, a organização criminosa composta por políticos, empresários e policiais da PF e da Polícia Rodoviária Federal lotados em serviços de inteligência, buscava atrapalhar investigações policiais. Os possíveis suspeitos pagavam propinas em troca de vazamento sistemático de informações. Os valores do suborno não foram divulgados.
As provas da investigação, segundo a PF, apontam prática de associação criminosa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, tráfico de influência e corrupção ativa.

Uol

Postar um comentário

0 Comentários