Medow e Ecad fazem acordo e distribuem recursos de direitos autorais para mais de cinco mil artistas no Maior São João do Mundo 2019



Desde que assumiu a organização d’O Maior São João do Mundo 2019 a Medow Entertainment manteve previamente o diálogo com o escritório nacional do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) para o licenciamento do evento junto à entidade. A forma e o valor do pagamento dos direitos autorais referentes às músicas executadas no Parque do Povo durante a festa junina de 2019 foram ajustados em um termo assinado por ambas as partes antes do início da festa.  Os recursos vão ser distribuídos para mais cinco mil artistas, entre compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos, além das associações. 

A Medow, mesmo assumindo a organização d’O Maior São João do Mundo com menos de 70 dias antes de seu início, priorizou o entendimento com o Ecad e teve pressa em realizar as negociações, entendendo que o respeito ao direito dos autores é fundamental para realização de eventos que tem na música um de seus elementos centrais.

O Ecad, enquanto um dos elos da cadeia produtiva da música, realizou o acordo com a Medow cumprindo o papel de facilitador no processo de cobrança e distribuição dos direitos autorais. “ Conectamos compositores e artistas aos diversos estabelecimentos e espaços onde a música toca e emociona as pessoas. Nossa principal função é conscientizar a sociedade sobre a importância do direito autoral para remunerar os artistas e, assim, manter a música viva”, disse Helena Souza,

Gerente regional dos Estados de PE, PB, RN e AM.

No acordo firmado, a Medow além da efetuação do pagamento referente ao direito autoral também envia ao Ecad a lista de todas as músicas executadas. A partir desta informação, o Escritório de Arrecadação faz a distribuição dos direitos autorais aos compositores. “Como qualquer outro profissional, o artista precisa viver do seu trabalho e o direito autoral é uma das formas de remunerar aqueles que vivem da música”, enfatizou Helena Souza.

A distribuição dos valores arrecadados nas festas juninas é realizada sempre no mês de setembro. No caso de shows, considera-se a lista de todas as músicas executadas.

Postar um comentário

0 Comentários