Header Ads

CMCG

Inspirados pela Paraíba, prefeitos e parlamentares do Rio Grande do Norte se unem em evento pela unificação das eleições



O presidente Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, esteve junto com prefeitos e parlamentares do vizinho estado do Rio Grande do Norte, na última segunda-feira (3), participando de um evento sobre a unificação das eleições. Inspirados pelo movimento que nasceu na Paraíba e que ganha corpo entre entidades municipalistas de outros estados, o encontro reuniu cerca de 300 participantes.
 
 “A convide da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), fizemos questão de ir e compartilhar um pouco da nossa atuação aqui na Paraíba e de como temos sido protagonistas nessa discussão. Queremos que esse movimento chegue a todos os estados brasileiros e que a sociedade possa se inserir nesse debate sobre eleições unificadas”, comentou George.
 
Nesta terça-feira (4), ele participará da reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília, onde vai entregar o manifesto da Paraíba em defesa da unificação das eleições. O documento é assinado por políticos de 210 municípios paraibanos e conta com apoio de deputados federais, estaduais e senadores, fruto da reunião realizada no último dia 24 de maio, em Campina Grande.
 
PEC 56/19 – A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 56/2019, que sugere a unificação das eleições no País, continua tramitando na Câmara dos Deputados. A proposta se encontra pronta para ser votada na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, com parecer favorável e pela constitucionalidade da matéria do relator, deputado Valtenir Pereira (MDB-MT).
 
A PEC apresentada na Câmara Federal quer estender os mandatos dos vereadores e prefeitos para que, a partir de 2022, as eleições municipais e gerais sejam unificadas. A iniciativa é do deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC). A proposta cancela o pleito de 2020 e com isso os brasileiros iriam às urnas dois anos depois para votar para presidente, governador, senador, deputado federal, deputado estadual, prefeito e vereador.

Nenhum comentário