Maior São João do Mundo garante triplicar renda dos artesãos campinenses



Categoria espera aumentar as vendas em até 70% durante os festejos juninos de 2019

Faltando cerca de 40 dias para o início d’O Maior São João do Mundo, muitos artesãos já intensificam os trabalhos e correm contra o tempo para dar conta de todas as encomendas do período. Neste ano, a expectativa da categoria é que as vendas nos meses de maio, junho e julho, equivalham até 70% de tudo o que é vendido no ano, ou seja, o período junino é responsável por triplicar as vendas em relação aos outros meses.

Boa parte desses artistas da cadeia produtiva de cultura vão desenvolver e expor os trabalhos na Vila  Nova da Rainha. O espaço funciona no coração do Parque do Povo, durante o período junino, sendo considerado uma importante ferramenta para divulgação dos produtos artesanais que são confeccionados em Campina Grande e na região. 

Um dos artesãos que vai estar na festa é Flávio Roberto. 
Ele trabalha com produtos feitos a partir de MDF e há mais de 10 anos utiliza o espaço cedido na Vila Nova da Rainha para divulgar e vender os produtos confeccionados. Nesse ano, o artesão já se antecipou e começou a estocar a matéria-prima. 

“Temos que apresentar vários tipos de produtos para atrair o maior número de turistas que passam pelo Parque do Povo no São João. Esse é o melhor período para nós e com certeza nos garante o 13º salário do ano, uma vez que nossas vendas aumentam consideravelmente.” declarou.

Ainda conforme Flávio Roberto, cada produto confeccionado é pensado com carinho para cada tipo de turista que visita a Vila Nova da Rainha no Parque do Povo. Segundo ele, entre os produtos mais vendidos no período destacam-se, as camisetas personalizadas e porta-moedas. “Nós produzimos também camisetas bem regionais com símbolos do São João e de pontos turísticos da cidade, as pessoas gostam bastante e, sem dúvida, são as campeãs de venda.” finalizou. 

Além de Flávio Roberto, outros artesãos trabalham com peças de artesanato de couro. Mas outros profissionais preferem desenvolver trabalhos com outras matérias primas com renda, madeira e couro.

É o caso da artesã Maria Helena, que vende trabalha com produtos confeccionados a partir de variadas matérias-primas. Na loja dela é possível encontrar desde sandálias de couro até porta moedas feitos de madeira. Todos os produtos são feitos por ela e pelo marido.

“Tudo que nós vendemos aqui é produzido aqui, fazemos com a certeza de que o turista vai sair da festa com uma lembrança da nossa cultura, da nossa gente” afirmou. 

Ainda conforme Maria Helena, a maior satisfação do artesão não está em receber o dinheiro de uma compra bem sucedida, mas sim de ver no rosto do comprador a felicidade de levar um trabalho autêntico pra casa. 

“Claro que para nós o dinheiro também é importante, mas o prazer maior é saber que o nosso visitante saiu satisfeito, que gostou da peça, que se apaixonou pelo produto que fabricamos com tanto zelo” concluiu.

Maria Helena tem uma loja na Vila do artesão, mas estará na Vila Nova da Rainha durante o São João em Campina Grande. 


Artesãos que vão ocupar  a Vila Nova da Rainha serão credenciados pela AMDE

Agência Municipal de Desenvolvimento (AMDE) tornou público por meio de um edital de chamamento, o credenciamento de artesãos da Vila do Artesão para exposição dos seus produtos no Parque do Povo, no espaço Vila Nova da Rainha, durante a realização do Maior São João do Mundo. 

Os artesãos, interessados em expor os produtos de fabricação artesanal, deverão procurar a Coordenação da Vila do Artesão para preenchimento de uma ficha de credenciamento. O documento deverá conter os dados pessoais, os seus contatos e a tipologia com a qual trabalham.

A Amde vai priorizar os artesãos que sejam permissionários de chalés na Vila do Artesão. Após o preenchimento das vagas, pelos artesãos da Vila do Artesão e, ocorrendo sobra de vagas, estas serão preenchidas na ordem de inscrição, pelos artesãos campinenses também interessados em expor seus produtos artesanais, mesmo que não sejam permissionários de chalés na Vila do Artesão. 

Vila Nova da Rainha vai ficar melhor localizada

Para a edição de 2019 do Maior São d'O Mundo a empresa Medow Promo já divulgou inúmeras novidades para potencializar a experiência do forrozeiro durante a festa. Foram mudanças na parte superior e inferior do espaço onde ocorrerá a festa. 

Na parte inferior, por exemplo, a Vila Nova Rainha mudou de posição e agora vai ficar instalada onde antes funcionavam os corredores de barracas. A pirâmide do Parque do Povo, também sofreu mudanças e partir deste ano terá um palco e arquibancadas laterais. 

Postar um comentário

0 Comentários