Header Ads

CMCG

Incêndio atinge Catedral de Notre-Dame em Paris e parte da estrutura desaba



Um incêndio de grandes proporções atingiu a catedral de Notre-Dame, em Paris, por volta das 13h50 de hoje no horário de Brasília (18h50 na França). Os bombeiros ainda trabalham para conter o fogo. Não há informações sobre feridos.
Segundo informações do jornal francês Le Figaro, uma estrutura da catedral de formato semelhante a uma flecha, que estava em obras, desabou devido ao incêndio.
A torre foi construída em 1860, quando substituiu a primeira, em 1792, que ameaçava cair. Com 93 metros, ela era formada por 500 toneladas de madeira e 250 toneladas de chumbo.
Para os bombeiros, a reforma na catedral pode ser o motivo do incêndio. As autoridades tratam o episódio como "acidente" e descartam, até o momento, a possibilidade de atentado terrorista.
Pelas imagens, é possível ver que as chamas partiram da parte superior do edifício. As labaredas e a fumaça escura podem ser vistas ao longe na capital parisiense -- a catedral está localizada no centro de Paris.
Segundo a rádio France Info, o incêndio já atinge parte da frente da catedral, e os bombeiros miram sobretudo a parte superior da construção.
Reprodução/Twitter
15.ag.2019 - Incêndio na Catedral Notre-Dame, em ParisImagem: Reprodução/Twitter
As chamas tomaram conta do sótão da catedral, que recebe cerca de 20 milhões de visitantes por ano -- quase três vezes o número de turistas que o Brasil recebe anualmente.
O arquiteto Philippe Villeneuve, que coordena as obras de reforma da catedral, disse ao jornal Le Parisien que está em choque. "Estou chorando. Não consigo imaginar um desastre como este", afirmou.
O arquiteto disse que quando o incêndio teve início não havia mais operários trabalhando.

Turistas retirados

A polícia isolou a área e está retirando os muitos turistas que estavam dentro da catedral.
Nas redes sociais, a polícia de Paris pediu que os cidadãos evitem a área e facilitem a passagem de veículos de emergência.
Notre-Dame (Nossa Senhora, em português) é uma catedral católica medieval e é considerada um dos mais belos exemplos da arquitetura gótica francesa. Ela começou a ser construída em 1164 e suas obras foram encerradas em 1345.
A catedral foi palco de grandes e importantes cerimônias, como a coroação em 1431 do rei Henrique 6 de França durante a Guerra dos Cem Anos, a coroação em 1804 de Napoleão Bonaparte como imperador do país e a beatificação de Joana D'Aarc em 1909.
No Twitter, o presidente Emmanuel Macron lamentou o ocorrido. "Notre-Dame de Paris em chamas. Emoção de uma nação inteira. Meus pensamentos estão com todos os católicos e todos os franceses. Como todos os nossos compatriotas, estou triste esta noite em ver esta parte de nós queimar", disse.
(Com EFE e AFP)
Uol

Nenhum comentário