Açudes recebem recarga d’água e sangram


As chuvas do final de semana aumentaram o nível da água nos reservatórios e dois açudes já sangram na Paraíba. De acordo com dados atualizados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) os açudes que já estão com sua capacidade máxima são: Emas, na cidade de Emas, no Sertão, e o Olho Dágua, em Mari, na Zona da Mata.
Ainda segundo o órgão, outros açudes podem sangrar nos próximos dias tendo em vista que a previsão é de mais temporais em várias regiões. Dos mananciais monitorados, quatro apresentam volume acima de 90% de suas capacidades.
Em Sapé, na Zona da Mata, o açude São Salvador, localizado no baixo curso do Rio Paraíba, está com 99,03%. Já o São José II, situado no alto curso do Rio Paraíba, em Monteiro, no Cariri Paraibano, tem 98,97% de sua carga total. O açude Pimenta, em São José de Caiana, no Sertão, apresenta 97,35% e o Cafundó, em Serra Grande, no Sertão, está com nível de 94,13%.
A AESA informa ainda que por causa das chuvas, outros 58 açudes estão com uma carga superior a 20%. Entre eles, o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, que recebeu 5 milhões de metros cúbicos, aumentando o volume para 24,24%. Em Sousa, após o aporte de 3,6 milhões de metros cúbicos, o São Gonçalo está com 44,79%.


MaisPB

Postar um comentário

0 Comentários