Paraíba é o 6º estado com maior número de prefeitas


A Paraíba é o sexto estado do Brasil com o maior número de mulheres na chefia do poder executivo municipal, se colocando acima da média nacional que é de 11,7%. O Estado conta com 40 prefeitas, o que equivale a apenas 18% dos 223 municípios paraibanos. Os dados são da pesquisa Perfil das Prefeitas no Brasil (2017-2020) realizada pelo Instituto Alziras. Os números ainda revelam a pequena participação feminina no comando das prefeituras e, como forma de apoiar a ampliação das mulheres na política, a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) convoca as prefeitas para participarem da XXI Marcha dos Prefeitos que será realizada em Brasília nos dias 8 a 11 de abril, onde a temática será debatida.
 
O levantamento tem a finalidade de revelar um retrato de quem são as prefeitas brasileiras, suas trajetórias políticas e ambições, os desafios políticos e de gestão enfrentados e suas percepções sobre políticas públicas e as questões de gênero. Apesar de se manter acima do índice nacional em número de prefeitas, a presidente do Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM) na Paraíba, a prefeita de Monteiro, Anna Lorena, disse que o objetivo é fortalecer as práticas e ações que garantam um maior número de mulheres na política, principalmente nas eleições do próximo ano.
 
“É preciso que as mulheres participem da política de forma direta, para que essa realidade no nosso Estado possa mudar. Hoje somos 40 prefeitas no Estado, mas nosso objetivo é mudar essa realidade nas próximas eleições. Precisamos ocupar os nossos espaços dentro da política e faremos, principalmente a partir de agora com a criação do Movimento de Mulheres Municipalistas”, afirmou.
 
A Famup articulou a criação do Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM) e vem colaborando com a formação de novas lideranças. “Precisamos de igualdade, de mais mulheres comandando municípios paraibanos, por isso, também levaremos essa bandeira para a Marcha dos Prefeitos em Brasília. Convido todas as prefeitas a participarem desse movimento, pois será um momento importante para reivindicarmos, além das bandeiras das mulheres, ações para os nossos municípios”, disse o presidente da Famup, George Coelho.
 
No ranking, a Paraíba fica atrás de estados como Roraima, Rio Grande do Norte, Alagoas, Maranhão e Amapá. O Espírito Santo tem apenas 5,1% de mulheres nos Executivos, em um total de 78 municípios. O estado é seguido pelo Rio Grande do Sul e por Minas Gerais, com 6,2% e 7,6% de prefeitas respectivamente. Juntos, 11 estados apresentam percentual de Prefeitas abaixo da média nacional de 11,7%, incluindo todos os da Região Sudeste.
 
Já os estados com maior parcela de mulheres Prefeitas são Roraima e Rio Grande do Norte, com 26,7% e 26,3%, respectivamente. No entanto, Roraima é o estado da federação com menor número de municípios no total: somente 15, sendo quatro comandados por mulheres.

Postar um comentário

0 Comentários