CMCG realiza sessão especial alusiva ao Dia da Mulher e instala Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher


A Câmara Municipal de Campina Grande realizou nesta terça-feira (12) sessão especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado oficialmente no dia 8 de março em vários países. A sessão foi uma iniciativa conjunta da presidente da Casa, vereadora Ivonete Ludgério (PSD), da vereadora Pâmela Vital (MDB) e do vereador João Dantas (PSD) que compõem a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres instituída durante a ocasião.

A principal palestrante da manhã foi a Delegada Titular da Delegacia da Mulher de Campina Grande, Maíra Roberta Mendes Brito Araújo, que destacou na sua fala o sofrimento enfrentado pelas mulheres e que os números da violência são altos e não param de crescer.  “A violência doméstica é antiga e está escondida. Há apenas há 13 anos a violência contra as mulheres criminalizada no Brasil e a sociedade, infelizmente, é tolerante com a questão”, disse Maíra. Em outra parte da sua fala ela enfatizou que o feminicídio está banalizado e que na maioria da vezes a culpa é direcionada a vítima, e ainda que a violência doméstica é democrática, pois, está em todos os níveis e tipos de lares.

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres é um projeto de resolução de autoria da presidente Ivonete Ludgério, que na ocasião, se utilizou da figura de uma borboleta, que é também a marca da Frente Parlamentar, como analogia dos desafios, lutas e conquistas da classe feminina. “A partir da agora, vamos realizar um trabalho aqui na Câmara, com o apoio dos homens, para lutar pelo aumento da participação feminina na política, além da cota de 30 por cento nas coligações e contra uso de candidaturas fantasmas e também contra os absurdos que acontecem no cotidiano das mulheres que são cada vez mais vítimas de violências descabidas e muitas vezes sem punição”, frisou a vereadora.

A Secretaria de Educação de Campina Grande, Iolanda Barbosa, disse que todas as mulheres presentes à sessão, representam outras mulheres e que as mulheres estão representadas em muitas instâncias da sociedade, como na Justiça, nos órgãos de controle social e nos setores públicos.

o vereador João Dantas parabenizou a vereadora Ivonete Ludgério pela iniciativa da sessão e uso da analogia da borboleta que se renova, se embeleza e dá novos voos na busca pela autonomia feminina. “A mulher continua sendo segregada em seus direitos, não é respeitada na rua, em casa, no trabalho, apesar de mais capaz em muitas situações do que muitos homens”, enfatizou João Dantas.

A vereadora Pâmela Vital, integrante da Frente Parlamentar, disse que o objetivo é dialogar mais com a sociedade e que infelizmente a violência contra a mulher continua crescendo. “A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres vai mostrar muitos espaços ainda não conhecidos nessa luta e junto com uma reciprocidade com os homens, que também defendem esta Frente, na busca pela valorização de direitos já garantidos pela Constituição e pela Lei Maria da Penha”, defendeu a vereadora.

A sessão especial também contou ainda com a oferta de serviços de saúde, como a aferição de pressão e exames glicemia capilar e com um coquetel oferecido aos presentes no Salão Nobre da Câmara.

Postar um comentário

0 Comentários